Ação de limpeza de praia retirou 120 litros de lixo da praia Martim de Sá

Iniciativa marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente

Munidos de sacos de lixo, luvas e máscaras, a equipe do aplicativo Trilhas organizou ação de limpeza de praia neste sábado (05), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

Um grupo de munícipes também se voluntariou e integrou a equipe de 16 pessoas engajadas na ação. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (Samaap), que forneceu sacos de lixo e luvas; da Sabesp, que forneceu água potável para os voluntários; da empresa Açaí Mix JCR e da proprietária do quiosque Baleia Branca, Dona Margarida, que disponibilizou seu quiosque como ponto de apoio para os voluntários da ação. A praia escolhida para receber a operação foi a badalada Martim de Sá, mas o grupo estendeu o destino e foi até a trilha da Pedra do Jacaré.

Os dois locais continham uma grande quantidade de microlixo. Aparentemente limpa, as areias e gramados da Martim de Sá escondem muitos resíduos, o campeão entre eles são as bitucas de cigarro, seguidas dos canudos plásticos, pedaços de isopor e tampas de garrafa pet. No total, cerca de 120 litros de resíduos como plásticos em decomposição, guardanapos, latas, papel de bala, escovas de dente, garrafas de vidro e até talheres foram retirados entre a orla da praia Martim de Sá e da trilha da Pedra do Jacaré. “Encontramos mais lixo do que eu esperava para uma praia que é famosa por ser turística e limpa, e impressiona a quantidade de bitucas de cigarro!”, destaca o estudante de Biologia, Felipe Salvador Pina, voluntário que participou da ação.

Fotos: Nelson Oliveira e Pina Photoss

Conscientização de banhistas
Além da retirada de resíduos, a equipe realizou abordagem de banhistas para conscientizar sobre o descarte correto de lixo do que é consumido nas areias. Para engajar ainda mais, a equipe entregou sacolas biodegradáveis para quem estava na praia, a fim de incentivar que cada um retire seu lixo ao deixar a praia. O CEO do TrilhasApp, Xico Namastê, destaca: "É cruel ver o número de espécies marinhas em extinção, ou a caminho dela, devido à poluição humana das nossas praias e dos rios. Portanto, se envolver diretamente com essas campanhas de conscientização reflete os valores da nossa empresa, assim como nos permite conscientizar para a preservação do que temos aqui, na nossa região”.

O aplicativo
Através de uma tecnologia moderna, o aplicativo busca, através da geolocalização, o comércio ou profissional mais próximo do usuário. Em apenas dois toques, é possível ver um breve resumo da loja ou profissional, fotos, endereço, telefone, horário de atendimento e links com redes sociais. Basta apenas um toque para que o cliente possa criar uma rota com a distância e trajetos exatos ou iniciar uma conversa pelo WhatsApp. Diante da dificuldade que muitos profissionais têm enfrentado, o aplicativo disponibiliza gratuitamente a sua plataforma para autônomos em situação de vulnerabilidade através do SOS Trilhas. São diversas as categorias disponíveis para cadastro como babá, cozinheira, pedreiro, eletricista e outros.

Deixe uma resposta