Água e luz nos núcleos, regularização fundiária e mais saúde são sinônimos de Aguilar Junior

Candidato à reeleição, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou nesta quinta-feira (1º/10) da série de entrevistas à Rádio Oceânica para falar de suas propostas para um segundo mandato. Uma delas é sobre a construção de moradias populares, onde fez questão de reforçar que quer dar dignidade à população.

“Temos como meta a construção de dois conjuntos habitacionais com 650 moradias que vão levar mais dignidade às famílias que hoje pagam aluguéis ou não tem onde morar”, destacou. A primeira proposta é por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com 400 unidades. “Mas, diferente de concentrar tudo em uma mesma área, causando impacto em relação a instrumentos públicos, vamos levar 400 unidades para 10 áreas distintas”, antecipou.

O outro projeto já está na Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e prevê 250 casas no Jardim Tarumãs. “Estamos cobrando para a construção dessas moradias que vai beneficiar a população mais carente”.

Ainda durante a entrevista, Aguilar Junior teve a oportunidade de falar sobre os maiores desafios que teve ao longo desta gestão e o ‘fazer ainda mais por Caraguá’, que aliás, é o tema da sua coligação.

No quesito segurança, ele destacou que fará a implantação do Centro de Operações Integradas (COI), instalação de 150 câmeras de monitoramento, colocar a Guarda Municipal Civil (GCM) nas ruas, implantar a Companha da Força Tática e melhorar a iluminação nos bairros. “Lembrando que assumi sem nenhuma câmera e colocamos 17”.

Na área da Saúde, o candidato Aguilar Junior apontou o que já investiu com a implantação de mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nas Regiões Norte (Massaguaçu) e Sul (Perequê-Mirim) que, juntas com a UPA Centro, atendiam uma média de 1,1 mil pacientes por dia.

“Dentro do nosso Plano de Governo está agora a implantação de um Centro de Especialidades Médicas (CEM) na Região Sul para descentralizar o atendimento e oferecer mais serviços para a população”.

Ele ainda anunciou a proposta de construir mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), chegando a 16, bem como  elevar para 35 as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), priorizando a atenção básica.

Voltou a reforçar a cobrança para o término da Unidade de Oncologia, em anexo ao Hospital Regional, bem como a entrada em funcionamento total do hospital para atender a demanda da região.

Na área de geração de empregos, Aguilar Junior falou da criação de Centro Profissionalizante de Caraguatatuba, capacitação de jovens, parceria com entidades de classe como Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação de Hotéis e Pousadas, como forma de geração de vagas o ano todo para o morador.

“Reforço aqui o Empreenda Caraguá que tem o objetivo de fomentar a geração de empregos e ter boa relação com essas pessoas. Um exemplo é que devem sair novos empreendimentos, em breve, que vão resultar em mais de 300 vagas abertas de emprego”.

Ele citou, ainda, o setor da construção civil que deve gerar mais de 3 mil vagas a partir do ano que vem com um projeto de incentivo que já foi encaminhado para votação na Câmara e só está parado por conta do período eleitoral.

Para o morador que espera infraestrutura nos bairros, o prefeito destaca que está no Plano de Governo a pavimentação em mais 309 vias, somando-se a outras 150 beneficiadas nesta gestão.

Ainda falando de melhorias, Aguilar Junior citou o que considera um dos seus maiores programas que foi levar a regularização fundiária para mais de 4,8 mil pessoas e que deve contemplar mais 10 mil títulos. “Também descongelamos núcleos habitacionais e liberamos o meio lote, levando mais dignidade para essas pessoas”, reforçou, acrescentado que “agora essas pessoas têm endereço, podem fazer um carnê de loja que, se para muitos é uma bobagem, para quem vivia nestas áreas hoje tem a segurança da sua moradia”.

Em relação à saneamento básico, ele reforçou  a parceria com a Sabesp para que até 2026 o município esteja com 100% das redes de água e esgoto implantados.

Em se tratando de água, ele lembrou que enfrentou que não se enfrentava há anos no município: as enchentes. “Se o governo anterior investiu R$ 500 mil, nós fomos em busca de segurança para a população que tinha suas casas invadidas pelas chuvas. O investimento nesta gestão chega a R$ 30 milhões com obras de drenagem que beneficiaram diversos bairros. E vamos mais longe, fazendo piscinões para atender a comunidade da Região Norte e do Centro”.

Um projeto importante nessa área é o enroncamento do Rio Juqueriquerê, que corta vários bairros da Região Sul, que também são afetados pelas chuvas. “Com essa obra, cuja licença já conseguimos, vamos enfrentar esse problema, dar mais segurança para os pescadores, incentivar o turismo náutico neste que é o novo maior rio navegável da região, por isso, preciso ser prefeito de novo para mostrar que posso fazer muito mais para a população de Caraguatatuba”.

A Coligação Fazer muito mais por Caraguá conta com as seguintes legendas: MDB, PDT, PSD, PP, PV, PSC, PCdoB e PROS.

Deixe uma resposta