Alunos do Programa Trânsito Legal fazem blitz na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

Os alunos do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba (CBIC) abordaram diversos motoristas nesta sexta-feira (31/8), na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, em Caraguatatuba. A blitz dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental integra o Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba.

O Programa envolve aulas teóricas e práticas sobre questões do trânsito para os alunos da rede municipal e, desde o começo do mês de agosto, abrange também escolas da rede particular de ensino.

Sob a orientação dos agentes de trânsito e coordenadores do programa, as crianças receberam um talão de multas fictícias, para poder colocar em prática o aprendizado sobre as lei de trânsito, alertando os motoristas. “É muito importante e eu sempre cobro meus pais que usem o cinto de segurança. Eu nunca saio de carro sem ele”, explicou João Vitor, 9 anos. Para os “agentes mirins” Daniel e Erick, ambos de 9 anos, a experiência com a blitz foi fantástica. “Eu me diverti muito”, conta Daniel. “Foi muito legal e o bom é que a gente aprende”.

Segundo a professora da turma, Patricia Duraes Wagmaker, as aulas são uma forma divertida de aprendizagem. “Eles gostam, tiveram cinco aulas e participaram muito. Quando fazemos as saídas da escola eles praticam, sinalizam para passar. É muito legal incentivar a educação no trânsito.”

Com o auxílio dos agentes de trânsito, carros e motocicletas foram parados para que a blitz fosse realizada pelos alunos.  “Nessa atividade de campo todos os temas abordados durante as aulas são colocadas em prática. Os cuidados na questão de segurança como o cinto, a cadeirinha, a questão da faixa de pedestres e também quanto aos ciclistas.”

O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação.

Deixe um comentário