SAMU realiza treinamento de primeiros socorros no CIAMA Topolândia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou um treinamento de primeiros socorros, com ênfase em técnicas de desengasgo, na manhã desta quinta-feira (06/06), no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) no bairro da Topolândia.

A ação reuniu aproximadamente 60 pessoas entre mães de lactentes – criança após os primeiros 28 dias de vida (recém-nascido) até completar dois anos de idade-pais, gestantes, monitoras de creche e profissionais da saúde.

No encontro, o enfermeiro do SAMU e responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência, Hamilton Bertulino Santos, ensinou de maneira teórica e prática técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia, desengasgo – conhecida como Manobra de Heimlich, parada respiratória e cardiorrespiratória.

A mãe do pequeno Benício Arthur de três meses, Stephanny Castilho, aprovou o treinamento. “Foi muito bom e instrutivo, eu já trabalho na área da saúde, mas agora tenho um bebê em casa, então trouxe minha mãe para ela aprender também sobre a importância de saber como se deve agir em momentos assim de urgência. O mais bacana foi aprendermos na prática, ajustando todos os detalhes das técnicas apresentadas”, disse.

“O ensinamento é muito importante para todos os cuidadores de bebês, sejam eles mães, pais ou auxiliares de creche. Saber os procedimentos em momentos de urgência, como por exemplo, no engasgo é essencial e pode salvar vidas”, explicou a coordenadora do CIAMA e Banco de Leite, a enfermeira Pollyana Braga.

Deixe uma resposta