Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba

O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba envolvendo a reciclagem de bitucas de cigarro reuniu, na última quarta-feira (05), professores da rede municipal de ensino para uma oficina de papel artesanal.

O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação de docentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), professores de Arte e até inspetores de alunos. Ao todo, oito funcionários participaram da atividade.

A capacitação foi ministrada pela especialista na área de papel artesanal, Leila Prado, que também é proprietária da empresa Papel do Quintal, que atua há quase 20 anos com reaproveitamento de fibras naturais e rejeitos.

Os professores passaram por todo o processo de elaboração do papel reciclado, desde a diluição da celulose até técnicas de reaproveitamento das folhas de forma artesanal e atrativa.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, que é patenteada para realizar a reciclagem do material e a Flow Sustentável.

As bitucas foram descontaminadas e transformadas em massa celulósica (papel) para que pudessem ser aproveitadas.

A atividade foi promovida para os profissionais da educação como uma estratégia para que os conhecimentos adquiridos possam virar projetos de reciclagem que envolvam as escolas e os próprios alunos.

Os trabalhos manuais ajudam na percepção das questões sociais de valorização do trabalho, da autonomia e relacionamento interpessoal. Além disso, o artesanato pode se tornar uma fonte de renda com a confecção de enfeites, blocos de nota, cadernos e entre outros.

Projeto das bituqueiras:

A Prefeitura de Caraguatatuba já completou um ano de parceria com as empresas Flow Sustentável e Poiato Recicla para a promoção do programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.

Para reduzir a poluição por conta deste material tóxico, a cidade possui coletores de bitucas instalados em diversos pontos da cidade. Alguns deles podem ser encontrados no Mirante Pôr do Som, Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira de Artesanato da Praça Diógenes Ribeiro de Lima e Calçadão Santa Cruz. Nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram colocados cinzeiros de praias confeccionados com bambu.

Essa é mais uma forma de conscientização sobre o quanto pequenos atos, como o descarte correto de uma simples bituca, pode fazer a diferença no meio onde se vive.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!