Coronel Alexandre Monclus Romanek assume a Casa Militar

Nomeação do Governador João Doria foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (14)

O Coronel Alexandre Monclus Romanek assume a partir deste sábado (14) o cargo de Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil. Ele dará continuidade ao trabalho feito pelo Coronel Walter Nyakas Júnior, que foi transferido para a reserva.

O Coronel Walter Nyakas Júnior comandou ações de grande importância frente à Defesa Civil de São Paulo, como a ajuda enviada a Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante tragédia que resultou em dezenas de mortes com o rompimento da barragem em 2019. Na ocasião, a Defesa Civil do Estado auxiliou nas buscas com agentes, dois helicópteros Águia, 12 viaturas, caminhão com material operacional, dois cães farejadores, drones e todo material operacional necessário para a missão.

Ele também coordenou os trabalhos da Defesa Civil nos deslizamentos em morros após fortes chuvas no Guarujá, em 2020, quando foram disponibilizadas 35,5 toneladas de materiais de ajuda humanitária aos municípios afetados, como colchões, cobertores, cestas básicas, roupas, água sanitária, kits de limpeza, kits de higiene e água potável. Nyakas também esteve à frente das operações de auxílio durante as enchentes registradas no estado desde 2019 e durante os episódios de geada ocorridos neste ano.

A nomeação de Romanek foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, por meio de decreto do Governador João Doria.

O novo Secretário-Chefe da Casa Militar ingressou na instituição em 1988 e comandou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Antes, o Coronel esteve à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 11.

Ao longo da carreira, o Coronel Romanek também comandou o 3º Batalhão de Polícia de Choque e o 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Enquanto oficial superior ainda serviu o 3º Batalhão e o Comando de Policiamento de Choque, como coordenador operacional e chefe do Estado Maior, respectivamente.

Deixe um comentário