Projeto de educação ambiental da Sabesp leva alunos de Caraguatatuba a visitas à estação de tratamento de água

Iniciado no mês do meio ambiente, o Educa Sabesp está realizando um piloto com a educação municipal de Caraguatatuba para ser compartilhado com os demais municípios do Litoral Norte.

A Sabesp deu largada ao novo projeto de educação ambiental sobre saneamento básico no Litoral Norte, com foco em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, inicialmente da rede pública. O objetivo da Companhia é transformar os estudantes em agentes mirins de educação ambiental, para que repassem o que vivenciaram em visita à Sabesp à comunidade, mostrando a importância na preservação e cuidado com a água e no descarte correto do esgoto nas redes de coleta.

Desde o mês do meio ambiente, cuja celebração acontece ao longo de junho, a Estação de Tratamento de Água Porto Novo, responsável pelo abastecimento da região sul de Caraguatatuba até o centro, e da parte norte de São Sebastião até o Itatinga, já recepcionou mais de 100 alunos nesse projeto piloto. Durante o trabalho, os estudantes aprendem sobre o ciclo da água, da nascente até a torneira e da maneira certa sobre como descartar os efluentes domésticos, tudo de forma didática, sob o comando de biólogos que trabalham para a Companhia no dia a dia da operação.
Antes desse contato direto com o sistema de abastecimento de água, os alunos trabalharam em sala de água com seus professores, que receberam treinamento da área de tecnologia ambiental da Sabesp.

Fotos: divulgação /pmc

A partir daí foi criada uma dinâmica pela qual os alunos primeiro aprenderam conceitos sobre abastecimento e coleta de esgotos para concluir os trabalhos “em campo”, com a vista à ETA. Lá, os técnicos puderam mostrar o passo a passo do “caminho das águas”. Já passaram pelo projeto da Sabesp estudantes da EMEF Euclydes Ferreira, do bairro Travessão e Maria Aparecida Ujio, do Porto Novo – mais visitas dessa unidade acontecerão excepcionalmente na ETA Guaxinduba, localizada no bairro Cantagalo, e agora em setembro, os alunos da escola Edna Maria Ferraz, do Perequê-Mirim, também serão recepcionados pelos educadores ambientais da Sabesp no Litoral Norte.
Vale lembrar que todas essas unidades escolares estão no entono da estação de tratamento de água Porto Novo, principal sistema de abastecimento de Caraguatatuba.

Para o biólogo e funcionário da Sabesp, Reinaldo Paulo de Souza, um dos condutores da visita com as crianças, dividir informações com os alunos é fundamental. “Acredito na divisão, no compartilhamento do conhecimento, receber os alunos e explicar as etapas do tratamento da água fazendo a ligação com a importância que o saneamento como um todo tem na saúde de todos e na preservação do meio ambiente é uma espécie de atestado de competência que eu trago para mim no meu trabalho. A secretária de Educação do município, professora Márcia Paiva falou sobre essa importante ação conjunta. “A parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a SABESP vem enriquecer as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação”.
Sob o ponto de vista pedagógico, as práticas educativas do projeto Educa Sabesp, fortalecem ainda mais essas ações, transmitindo aos alunos ensinamentos que podem transformar sua vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possam ser mais saudáveis e sustentáveis.’ Cada criança que sai da estação com as informações na cabeça é um multiplicador muito importante do nosso trabalho e das ações de uso racional, preservação ambiental e consciência cidadã”, explicou.

O superintendente da Companhia no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno destacou que o o projeto é uma prioridade para a Unidade de Negócios do Litoral Norte. “Precisamos pegar as crianças pelas mãos e mostrar a importância em saber de onde vem a água que bebemos e para onde segue o esgoto já tratado. É uma responsabilidade da empresa, um compromisso com a população e nossa missão no quesito sustentabilidade. Educando nossa futura geração agora teremos décadas melhores com cidadãos conscientes de seu papel junto ao meio ambiente. Estamos plantando uma semente, e claro, regando-a para que cresça forte”, finalizou o superintendente.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!