Ranking entre municípios brasileiros aponta São Sebastião como 6º em sustentabilidade fiscal e 7º em funcionamento público

O Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), aponta São Sebastião como o 6º lugar em sustentabilidade fiscal e a 7ª posição em funcionamento da máquina pública, entre cidades brasileiras com até 100 mil habitantes.

Sustentabilidade fiscal é a capacidade que o município tem de manter o equilíbrio das contas públicas com o atendimento a bens e serviços públicos. Para esse quesito, o ranking levantou informações sobre dependência fiscal da administração pública; taxa de investimento; despesa com pessoal; e endividamento do município.

O funcionamento da máquina pública diz respeito à forma como o município lida com processos administrativos para tornar a gestão pública mais eficiente. Neste quesito, são avaliados custo da função administrativa; custo da função legislativa; tempo para abertura de empresas; qualificação do servidor; e transparência municipal (nota na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°).

São Sebastião já tinha obtido a posição de 1º lugar no Brasil neste ranking em serviços relacionados à Atenção Básica e à cobertura vacinal, pontos essenciais que garantem acesso à saúde ao munícipe.

Centro de Liderança Pública

Centro de Liderança Pública é uma organização tem como objetivo engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos que resolvam as questões mais essenciais do país. Há 13 anos, vem realizando um serviço que busca um Estado Democrático de Direito de fato, que empregue com respeito e eficiência os recursos públicos.

O ranking criado pela CLP se baseia em uma ampla reflexão sobre questões fundamentais que trazem à tona o desenvolvimento dos serviços ofertados à população. Com esse estudo é possível identificar quais governos municipais buscam a melhoria de vida das pessoas por meio de políticas públicas.

Deixe uma resposta