Câmara de Ilhabela aprova proposta que amplia Lei que trata da capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros

A alteração garante que a Lei amplie o treinamento de primeiros socorros para mães e pais de recém nascidos. Ainda durante a Sessão, parlamentares entregaram Moções de Louvor.

Vereadores da Câmara de Ilhabela aprovaram por unanimidade, durante Sessão Ordinária desta terça-feira (28/09), Projeto de Lei 45/2021 que modifica a Lei Municipal 1276/2018, que institui a Lei Lucas Begalli Zamora, que estabelece diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, ampliando para mães, pais e/ou responsáveis.

De autoria do vereador Felipe Gomes, o PL prevê a alteração da ementa da Lei, que passa a vigorar com o texto: “Institui a ‘Lei Lucas Begalli Zamora’ que estabelece diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para as pessoas que especifica”. Modifica também dispositivo, instituindo que as diretrizes para inclusão da capacitação em “Noções Básicas de Primeiros Socorros” para os profissionais da rede municipal de ensino e profissionais das escolas esportivas, seja ampliada para mães, pais e/ou responsáveis antes da alta do recém-nascido nos estabelecimentos de saúde públicos e privados que possuírem maternidade.

A proposta determina que o objetivo do curso seja de capacitar os profissionais da rede municipal de ensino e os profissionais de escolas esportivas, além de oferecer treinamento para mães e pais de recém-nascidos para exercerem os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente com crianças que exija atendimento imediato. Fica previsto que o treinamento trata de um curso rápido, realizado por profissionais capacitados, antes da alta do recém-nascido, fornecimento de material impresso e certificado de participação.

Moções de Louvor

Na mesma noite, os parlamentares entregaram duas Moções de Louvor. A presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, agraciou o senhor Alexandre Gonçalves, funcionário efetivo da Prefeitura Municipal, pelos relevantes serviços prestados ao Município. Alexandre começou a trabalhar na farmácia do seu Chico (Francisco Rocha), na Vila, onde obteve o seu primeiro registro em carteira, permanecendo até 2003. Em 2000 prestou concurso público da Prefeitura Municipal, teve uma boa colocação, mas apenas foi chamado para trabalhar em outubro de 2003, quando iniciou seus trabalhos no setor de Cadastro, onde permanece até os dias atuais. Além de sua vida profissional, Alexandre tem também seus compromissos com a Igreja Católica, onde exerce seu ministério de música e pregação, nos grupos de oração, pastorais e onde precisar, e ainda realiza visitas àqueles que precisam. Casado e pai de dois filhos, também dispõe atenção a muitos jovens que o procuram para aconselhamentos. Como a vida nem sempre foi fácil, ele apenas conseguiu prestar vestibular no ano de 2010, para Administração, chegou a fazer a inscrição na ocasião, mais como ele tinha muitos compromissos, como servidor e também na Igreja, pois era representante do núcleo da RCC (Renovação Carismática Católica) na Diocese de Caraguatatuba, dando formações nas quatro cidades do Litoral, achou melhor esperar por outro momento. Tempo depois prestou vestibular, desta vez para cursar Direito, ingressando na faculdade em 2014. Não foi nada fácil, foram diversos contratempos nesses cinco anos de curso, mas em 2018 concluiu os estudos e se tornou bacharel em Direito. Alexandre, mais conhecido como Xandy, alguns chamam de Alê ou até mesmo Alexandre do Cadastro, sempre foi educado e prestativo, atende a todos sempre com um sorriso no rosto. E assim age na igreja e em casa, buscando contribuir com a comunidade e com o bem estar de todos, sem exceção.

Já o vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) homenageou os policiais militares 1º Tenente Rodolfo de Oliveira Quirino, Cabo Paulo Henrique Waschinski, Cabo Alex de Oliveira Moraes, Cabo Israel João de Souza e Soldado Eron Vilela Júnior, que vêm realizando trabalho louvável e são merecedores de reconhecimento e de homenagem por se destacaram no combate à criminalidade no Município. No período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, foram cerca de 80 criminosos apreendidos, sendo oito destes procurados pela Justiça, sete pertences a facção criminosa atuante no Estado que tenta se instalar em Ilhabela. Além disso, retiraram das ruas mais de 20 quilos de drogas, parte delas ainda em estado bruto o que aumentaria ainda mais a quantidade final; aprenderam 11 armas e mais de 200 munições e, ainda, recuperaram sete veículos que foram devolvidos a seus proprietários. Esses profissionais trabalham incansavelmente por Ilhabela, dedicando suas vidas para manter a ordem e proteger a população.

Novas proposituras

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, os vereadores ainda apresentaram novas proposituras, que passaram a tramitar na Casa. Entre elas o PL 68/2021, de autoria da vereadora presidente, Diana Matarazzo, que modifica dispositivos da Lei 232/2002 que dispõe sobre a prestação dos serviços de transporte em veículos e utilitários com tração nas quatro rodas e dá outras providências, visando garantir a segurança dos passageiros que estão sendo transportados pelos prestadores de transporte em veículos utilitários.

Deixe um comentário