Prefeitura de Ilhabela realiza formatura de 365 alunos do Fundo Social de Solidariedade

Este ano os cursos tiveram recorde de inscrições

Qualificação profissional com qualidade é o lema central do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, que na sexta-feira (24), realizou a formatura de 365 alunos das oficinas de Informática, Cuidador, Designer de Sobrancelhas, Manicure, Maquiagem, Depilação, Costura, Tear, Mosaico, Artesanato, Elétrica, Biscuit, Artesanato em Feltro, Bordado, Decoração em Madeira e Inclusão Digital.

Desde de 2017, a procura pelos cursos aumentou consideravelmente. Um dos maiores crescimentos ocorreu no número de alunos aderidos nos cursos de informática básica, que até o ano passado atendia 15 alunos, e hoje atende 120, um crescimento de 80%. Com a entrega dos certificados do primeiro semestre de 2018, são mais de 1.000 pessoas beneficiadas em qualificação profissional.

Os cursos abrem e ampliam as perspectivas para geração ou aumento da renda familiar e empreendedorismo.  “Sei a importância de se preparar para o mercado de trabalho, de como é importante criar condições para alçar novos voos em nossa jornada e como é importante lutar por novas oportunidades”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Este ano, com a abertura de novas vagas para os 25 cursos, houve um recorde de 1.094 pessoas inscritas em apenas cinco dias, uma marca relevante que inspira credibilidade e confiança.  ” Acabei de me formar no meu terceiro curso pelo Fundo Social; o primeiro foi de Manicure, há três anos mais ou menos, consegui meu emprego onde estou até hoje por causa desse curso. O segundo foi de Auxiliar de Cabeleireiro; me aprimorei, pude aumentar minha renda e agora terminei o de Maquiagem, que foi o que eu sempre sonhei em fazer. Os cursos do Fundo Social me ajudaram a descobrir minha paixão pela aula da beleza, estou muito feliz e satisfeita e espero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu tive”, disse a formanda Maria Luiza Albuquerque.

Outra história de sucesso e empreendedorismo é da costureira Cristiane Rosa de Oliveira. “Fiz dois cursos de Costura, o de iniciante e o de modelagem máquina reta. Foram marcos em minha vida. Hoje trabalho nessa área do curso; montei um ateliê com minha mãe há uns dois anos e começamos bem devagar. Agora começamos a ficar mais conhecidas e nosso trabalho aumentou, e embora eu faça alguns bicos, a minha atividade principal é o ateliê”, destacou.

A nova presidente, Luciana de Oliveira, acredita que os números são frutos do trabalho desenvolvido com amor e dedicação.  “Estamos em uma nova etapa, mas há dois anos a Júlia plantou uma semente de solidariedade; ela pensava nas pessoas num primeiro momento e somente depois, nela mesma. Espero que vocês abracem essa nova etapa com muito amor simplicidade e muita dedicação como já vinham fazendo, orientados há quase dois anos pela atual Administração”

Além da demanda espontânea, o Fundo Social de Solidariedade possui parceria com o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e CAPS I da Secretaria de Saúde, com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e com o programa SOS Trabalho. “Procuramos atender a todos com muito respeito e humanidade. Sabemos que a cada inscrição ou indicação há uma história de muita luta, vontade de crescer e superação”, destacou Neide Oliveira, diretora do Fundo Social e que ficou à frente do órgão desde o falecimento da presidente e primeira dama, Júlia Tenório.

Para atender a demanda, o Fundo tem dois espaços para capacitação: a sede e o Espaço Crescer (inaugurado no mês de abril deste ano), ambos no bairro do Perequê. As oficinas ministradas no Crescer são Cuidador, Elétrica Predial e Comercial, Artesanato (Tear, Artesanato com Material Reciclável, Artesanato em Feltro, Bordado, Biscuit e Mosaico), Informática, Panificação e Culinária e Assentador de Piso e Azulejo. Já as ministradas na sede do Fundo Social são Costura Iniciante Reta, Costura em Malha, Modelagem Reta, Concertos e Reparos em Roupas, Manicure e Pedicure, Depilação e Design de Sobrancelhas, Cabeleireiro, Auxiliar de Cabeleireiro e Maquiagem.

Participaram o prefeito Márcio Tenório; a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana de Oliveira Silva; os secretários  Osvaldo Julião (Saúde), e Juliana Louro (Planejamento de Gestão Estratégica), e o  vereador Gabriel Rocha, representando a Câmara Municipal.

Serviço: Sede do Fundo Social (rua dos Guaiamus, nº. 56, Perequê) ou (12) 3896-8341 – Centro de Capacitação Crescer (avenida Coronel José Vicente de Faria Lima, nº. 15, Perequê).

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!