Candidatos à guarda-vidas temporário realizam provas na praia Martim de Sá

Uma equipe do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, sob o comando da Tenente Érica Ramalho de Macedo, orientou as provas seletivas para guarda-vidas temporário de Caraguatatuba, nesta sexta-feira (20), na praia Martim de Sá, na parte da manhã.

Sessenta candidatos (cinco mulheres e 55 homens), maiores de 18 anos e com Ensino Fundamental Completo, participaram da disputa. Homens tiveram que correr 1.300 metros na areia em oito minutos, e mulheres, nove minutos. Ambos deviam nadar 200 metros em seis minutos.

Pelo terceiro ano, Fernando Klaussner Gaia, 38 anos, disputa uma vaga. Formado em Educação Física, já trabalhou dois anos como guarda-vidas temporário, na Martim de Sá. “Ano passado, resgatei do mar duas pessoas idosas e uma jovem alcoolizada” contou.

Também formada em Educação Física, Priscila Souza Duarte, 37 anos, fez as provas pela primeira vez. “Encaro como uma oportunidade de trabalho”, disse.

Outro concorrente, Matheus Amorim de Souza, 20 anos, apesar da boa forma física, disse que as provas de natação e corrida não foram fáceis, mas terminou confiante na aprovação.

As aulas teóricas começam na próxima segunda-feira (23) e serão ministradas na videoteca Lúcio Braun, na Praça do Caiçara, Centro.

Entre os assuntos que serão abordados estão: ética profissional do guarda vidas, morfologia marítima e praias, teoria dos serviços de Guarda Vidas, equipamentos utilizados pelo guarda vidas, comunicação, técnica básica de recuperação de afogados, trauma, hemostasia, acidentes com animais marinhos, entre outros.

O curso termina no dia 11 de outubro e os trabalhos nas praias começam dia 14 de novembro. O contrato será de 120 dias. A carga horária será de 8 horas, de acordo com escala do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, e a remuneração será de R$ 1.442,00, mais vale-refeição e vale-transporte. São 24 vagas disponíveis.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!