Caraguatatuba promove aula inaugural do Projeto Samuzinho nas Escolas

O Auditório da Secretaria de Educação de Caraguatatuba recebeu, nesta quinta-feira (04/04), a aula inaugural do Projeto Samuzinho nas Escolas. O projeto é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), das Secretarias de Saúde e de Educação. A aula inaugural teve como foco a apresentação do projeto aos coordenadores pedagógicos das unidades escolares que receberão o programa e gestores da Saúde e Comunicação.

A cerimônia teve início com a explanação do coordenador do SAMU, Arthur Maranha, sobre o projeto Samuzinho na Escola. O programa terá aula prática e teórica, em 11 unidades escolares municipais de Ensino Fundamental. “A proposta é que, com a conscientização sobre a importância do serviço, o número de trotes diminua. Queremos também orientar os alunos para prevenir acidentes em casa, na escola e ainda prestar solidariedade ao próximo em caso de algum acidente”, ressaltou.

O prefeito Aguilar Junior participou do evento e falou sobre a importância do projeto, que visa promover mais amadurecimento dos alunos no que diz respeito às questões de urgência e emergência do município, e gerar consciência quanto ao papel deles neste processo. “Se conseguirmos plantar esta sementinha de conscientização, lá na ponta, todos nós ganharemos e, em especial, os estudantes. O Projeto Samuzinho ficará marcado na história de Caraguatatuba e vocês, professores, serão agentes pelos quais salvaremos ainda mais vidas”, afirmou.

Entre as autoridades presentes na cerimônia inaugural estavam a secretária de Educação, Márcia Paiva; o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária adjunta de Saúde, Derci  Andolfo; os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira e João Silva De Paula e também o major PM Alexandre Guimarães, comandante interino do 20º Batalhão da PM do Interior.

Nesta sexta-feira (05/04), a primeira escola a receber o projeto, das 10h às 12h, será a EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu). Durante o projeto, os estudantes receberão orientação sobre o que é, como funciona e quando chamar o Samu, por meio de oficinas, vídeos educativos e palestras interativas, buscando a conscientização dos alunos sobre o uso adequado da rede 192.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Caraguatuba, a equipe que irá atuar no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorristas – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.

Escolas municipais que receberão o Projeto Samuzinho nas Escolas:

EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba);

EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca);

EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá);

EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva);

EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinga);

EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas);

EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras);

EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo);

EMEF Prof. Euclides Ferreira (Perequê);

EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê). Término em novembro/2019 seguindo o calendário escolar.

Deixe um comentário