‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais 72,6 kg em um ano e reforça uso de bituqueiras e PEV’s

Caraguatatuba coletou 72,638 kg de bitucas de cigarro entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, mostrando um engajamento significativo da população no processo de descarte correto desses resíduos.

O resultado é muito positivo, mas a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem enfatizado ainda mais importância do uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e das bituqueiras. Esse apelo se deve à redução na quantidade de bitucas coletadas exclusivamente no mês de novembro.

No último mês, foram recolhidos 3,5 kg de bitucas de cigarro, o menor número dos últimos 12 meses. A diferença é significativa, especialmente quando comparado ao mês de julho, quando a cidade recolheu mais de 8 kg.

A Prefeitura oferece todo o apoio necessário para que os moradores possam descartar suas bitucas adequadamente. A cidade conta com 16 coletores distribuídos em locais estratégicos, além dos três PEV’s.

O projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ possui PEV’s instalados no Ecoponto Tinga, no Ecoponto Martim de Sá e na Secretaria de Meio Ambiente. Esses locais foram designados exclusivamente para o armazenamento de bitucas de cigarro que são descartadas em grandes quantidades.

As empresas, comércios e até mesmo os indivíduos que são fumantes diários podem juntar as próprias bitucas em sacos descartáveis e ao final basta levar estes sacos para entregar em qualquer um dos pontos de coleta disponíveis na cidade.

Além de ser uma praticidade para os próprios empreendimentos e munícipes, a ação ainda contribui com as empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que são responsáveis pelo manejo adequado desse tipo de resíduo.

O objetivo do projeto é reduzir ao máximo a quantidade de bitucas de cigarro lançadas no meio ambiente, proporcionando uma destinação correta para esses materiais. O descarte em larga escala auxilia as empresas na coleta das bitucas e em sua posterior entrega às usinas de descontaminação.

Consideradas resíduos tóxicos, as bitucas de cigarro não devem ser descartadas de forma inadequada devido à sua alta poluição. Com o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura incentiva que o descarte correto se torne um hábito positivo e cada vez mais comum.

Além dos PEV’s, os coletores estão localizados em pontos estratégicos, como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. As praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha também possuem totens com cinzeiros de praia feitos de bambu, permitindo que os banhistas descartem as cinzas e bitucas.

Outros dispositivos estão disponíveis no Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).

A participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse projeto e para a construção de uma cidade mais sustentável.

Endereços dos PEV’s:

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão.

– Secretaria de Meio Ambiente: Rua Santos Dumont, 502 – Centro

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!