Circo Navegador anuncia programação de março, com show de música brasileira e hip hop, apresentação de peças do repertório, oficinas e cinema

Grupo está com campanha de financiamento coletivo para auxiliar na produção, edição e distribuição do livro que comemora seus 25 anos

O grupo Circo Navegador está comemorando 25 anos, e a programação do seu espaço cultural, em São Sebastião (SP), conta com cinema, teatro, circo, shows de música brasileira, hip hop e oficinas. As artes também serão ferramenta pedagógica nos encontros com educadores da rede pública de ensino. Para quem quiser apoiar o grupo na publicação do livro comemorativo de 25 anos está aberta uma campanha de financiamento coletivo, para auxiliar na produção, edição e distribuição do livro, escrito pelo Prof. Dr. Alexandre Mate. Para ajudar, é só clicar neste link.

Além das atrações programadas para o mês, o Circo Navegador está ativamente auxiliando nos trabalhos de auxílio às vítimas das chuvas que causaram diversos transtornos e tragédias em São Sebastião. Junto do projeto Palhaços Sem Fronteiras, o grupo percorrerá os locais mais afetados, para entender a demanda por trabalhos artísticos e sociais, para tentar amenizar a dor das pessoas que perderam seus lares, familiares e amigos.

Neste mês de março o Circo Navegador irá viajar apresentando peças de seu repertório. Os artistas participam do Festival Cirkuá, que será realizado em Visconde do Mauá (RJ), nos dias 10, 11 e 12/03. Além disso, o grupo se apresentará em cidades do Vale do Paraíba (Cachoeira Paulista, Canas e Lorena).

Encontros com Educadores sobre os medos na infância em Ilhabela

No dia 07/03, terça-feira, às 14h, o Circo Navegador promove o primeiro Encontro com Educadores, em Ilhabela, dentro de seu projeto realizado com as redes de ensino do Litoral Norte. Em meio ao processo de criação do espetáculo Boa Noite, que aborda os medos na infância, o Circo Navegador oportunizará um encontro para tratar do tema com os educadores da rede pública, auxiliando assim na criação de ferramentas pedagógicas a partir da arte. A atividade, contará com a orientação da psicóloga Daniella Ferreira Pulgiesi, formada pela PUC São Paulo e pós-graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP USP) que já atua na área educacional

Cinema para jovens e adultos

O documentário Limiar fará parte da programação de cinema do Circo Navegador no dia 28/03, terça-feira, exclusivo para estudantes da rede municipal. A obra é autobiográfica, realizada por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.

O filme conquistou prêmios como o Hot Docs 2021 da Mostra Competitiva International Spectrum (Première Internacional), Melhor Direção no 28º Festival Mix Brasil e Melhor Direção, Fotografia, Roteiro e Desenho Sonoro no 14º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. É dirigido por Coraci Ruiz, graduada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos pela Unicamp. É documentarista desde 2003, quando participou da fundação da produtora Laboratório Cisco.

A programação de cinema também conta com a exibição do filme Perlimps no dia 02/04 às 17h. Com direção e roteiro de Alê Abreu, o longa mostra a jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra. O diretor tem no currículo uma indicação ao Oscar, em 2016, na categoria de melhor longa de animação com O Menino e o Mundo. Este filme, inclusive, venceu 46 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o troféu Cristal no Festival de Annecy – meca francesa do cinema animado -, Troféu Grande Otelo, Platino Ibero-Americano, Festival de Havana, a Mostra Lisboa e o Annie Awards, o “Oscar” independente, nos EUA.

Para reservar o ingresso, que custa R$ 20, é só entrar em contato com o Circo Navegador pelo whatsapp: 12-2101-8249.

Oficinas artísticas

Nos dias 16, 23 e 30/03 das 19h às 21h acontecerá a oficina de mímica. A atividade provocará os participantes a ampliarem sua auto expressão, mediante técnicas de consciência corporal, abordando arquétipos de posturas corporais que ajudam os artistas a exporem, de forma mais clara, os contextos de seus personagens. Será ministrada por Alejo Linares, artista do Circo Navegador, que é argentino radicado no Brasil desde 1992. Teve sua formação artística em escolas de teatro de Buenos Aires, além de formações posteriores no Brasil.

Para aqueles que querem conhecer ou se aprimorar na arte do palhaço, o Circo Navegador irá realizar, nos dias 21 e 28/03 das 19h às 21h, uma oficina que irá introduzir os participantes nessa modalidade, além de contar a história e práticas da palhaçaria. Ministrada por Luciano Draetta, diretor do Circo Navegador e Mestre de Cultura Popular, a atividade oferecerá técnicas de consciência corporal, jogos de palhaço, gestualidade para picadeiro e rua e construção de personagem.

O Circo Navegador também oferecerá a oficina de trilha sonora no dia 20/03, das 19h às 21h. O músico Erickson Freitas irá propor o contato dos participantes com as principais etapas do processo de criação e gravação de trilhas sonoras, usando princípios básicos que podem ser adaptados aos recursos disponíveis e às necessidades de cada projeto. Erickson Freitas, natural de Lorena SP, é músico com formação em violão e guitarra popular, multi-instrumentista autodidata em diversos instrumentos, compositor, arranjador e aventureiro na área de produção musical e de trilhas sonoras para shows e espetáculos. Foi Guitarrista da OssoBanda de 2015 a 2021, onde junto da banda passou por diversos palcos e espaços de cultura importantes como SESCS, Livraria Cultura, CCSP, MIS SP, festivais, rádio, programas de TV, dentro e fora do estado de São Paulo, e também realizou a gravação de um álbum com 11 faixas, contribuindo com algumas composições, na formação dos arranjos de todas as faixas, e com gravações de vozes, violão e guitarra.

Já no dia 24/03, das 19h às 21h, acontece a oficina de cenografia. Comandada por Isabel Galvanese, artista visual, ceramista e ilustradora de São Sebastião, a atividade irá promover uma conversa aberta sobre traduzir uma cena teatral por meio do desenho cênico e a prática da construção cenográfica.

Cada uma das oficinas terá 20 vagas. O público alvo são palhaços, circenses, atores, bailarinos, cenógrafos, desenhistas, DJ’s, músicos e outros artistas que já tenham passado por processos de iniciação artística, com idade superior a 14 anos. Os interessados podem se inscrever por este link.

Peças do repertório

O mês de março ainda contará com apresentação de peças do repertório do Circo Navegador. No dia 23/03, às 15h, no Espaço Cultural Circo Navegador, será encenado o espetáculo Cirquim do Serafim.

O espetáculo mostra dois palhaços que cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa jornada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres.

Já no dia 30/03, às 15h, no Espaço Cultural Circo Navegador, o público poderá assistir ao espetáculo Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?. Na peça, o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um espetáculo circense, misturando o clássico e o contemporâneo, em criações próprias, que se equilibram entre o deboche e a elegância.

Cultura hip hop se encontra com a ancestralidade

No dia 25/03, sábado, às 19h, o hip hop toma conta da programação do Circo Navegador com o show do rapper Whees Caixa Allta, natural de Ilhabela, que é fundador e organizador da roda cultural Rap Street Móvel, Visão de Quebrada e Terceiro Acorde. O evento conta com a presença do MC TGO, que ocupa a cena há oito anos, iniciando seus trabalhos com o videoclipe Rap do BF, que fala sobre Ilhabela, onde mora. A discotecagem ficará por conta do DJ Kost, que busca difundir o rap na região com a divulgação dos trabalhos de artistas locais, nacionais e internacionais com pouca visibilidade. O show ainda conta com a participação da multiartista Mi Preta, natural de São Bernardo do Campo e residente de Ilhabela. Ela atua com teatro, canto, poesia e dança, e levará a sua arte para o Circo Navegador, demonstrando seus talentos com a criação de poesias autorais e cantos a capela de sucessos nacionais.

Já no dia 26/03, domingo, às 19h, acontece o show de Ana Maria Carvalho, que é cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira. Contando com ritmos tradicionais, a artista maranhense irá apresentar o seu repertório, que inclui performances inspiradas no Bumba Meu Boi, Cacuriá, Ladainhas do Divino Espírito Santo, cirandas, acalantos e cantigas de roda. Ela foi premiada como Mestre de Cultura Popular em 2018 pelo Ministério da Cultura, e percorreu o Brasil atuando em espetáculos e ministrando oficinas em diversos espaços culturais.

A mestra realiza show exclusivo com a participação do DJ Pipoo. O encontro provoca a confluência da cultura urbana (hip hop) com as raízes e ritmos da cultura popular brasileira. Numa experiência ousada serão unidos os beats das pick-ups do DJ com a beleza da voz, dos instrumentos acústicos e ritmos da cultura ancestral. Promovendo, então, um encontro entre o passado, o presente e compondo o futuro.

Sobre o Circo Navegador

O Circo Navegador está comemorando 25 anos de história e se consolidou em São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação continuada. Pelo espaço já passaram personalidades incríveis como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci.

Nos últimos oito anos, o espaço já ofereceu 442 atividades artísticas, englobando artes cênicas, shows e sessões de cinema, além de oficinas, workshops e rodas de conversa. Todas as atividades reuniram mais de 18 mil pessoas no Espaço Cultural Circo Navegador

SERVIÇO

Encontro com Educadores: Medo na Infância

Data: terça, 07 de março

Horário: 14h

Exclusivo para educadores com agendamento prévio

Local: PEII – Polo de Educação Integrada de Ilhabela (Barra Velha)

Informações: Coordenação de Artes da Secretaria de Educação da Ilhabela

Cinema: Documentário Limiar

Data: quarta-feira, 15 de março

Horário: 19h

Preferencialmente para estudantes da rede municipal

Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Cinema: Filme Perlimps

Data: domingo, 02 de abril

Horário: 17h

Valor: R$ 20

Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249

Classificação indicativa: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Oficina: Palhaço

Datas: 21 e 28/03

Horário: 19h às 21h

Inscrições: pelo formulário

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Oficina: Mímica

Datas: 16, 23 e 30/03

Horário: 19h às 21h

Inscrições: pelo formulário

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Oficina: Trilha sonora

Datas: 21/03

Horário: 19h às 21h

Inscrições: pelo formulário

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Oficina: Cenografia

Datas: 24/03

Horário: 19h às 21h

Inscrições: pelo formulário

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

 

Teatro: Cirquim do Serafim

Data: quinta-feira, 23 de março

Horário: 15h

Valor: gratuito

Preferencialmente para estudantes da rede municipal

Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249

Classificação indicativa: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Teatro: Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?

Data: quinta-feira, 30 de março

Horário: 15h

Valor: gratuito

Preferencialmente para estudantes da rede municipal

Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249

Classificação indicativa: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Show: Whees Caixa Allta, MC TGO, DJ Kost e Mi Preta

Data: sábado, 25 de março

Horário: 19h

Valor: gratuito

Classificação indicativa: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

Show: Ana Maria Carvalho

Data: domingo, 26 de março

Horário: 19h

Valor: gratuito

Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249

Classificação indicativa: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP

 

#cultura #teatro #circo #musica #rap #cinema #litoralnorte #circonavegador #literatura #educacao #Proac2022 #djpipoo #anamariacarvalho #hiphop #culturabrasileira #ancestralidade

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!