Comerciantes organizam carreata pela reabertura do comércio em Caraguatatuba

Comerciantes tradicionais na cidade gravaram vídeos pedindo socorro para não fechar em definitivo os estabelecimentos.

 Um grupo de donos de bares, restaurantes, lojas, quiosques, profissionais liberais e motoristas de aplicativos está organizando carreata em apoio reabertura do comércio e a volta ao trabalho em Caraguatatuba.

Comerciantes tradicionais na cidade chamaram atenção em redes sociais depois que vídeos gravados por eles nesta quinta-feira, (08/04), pediam socorro para não fecharem por definitivo seus estabelecimentos e deixar mais pessoas desempregadas. (veja).

A carreata está marcada para este sábado (10/04), às 14h, saindo da praia do Indaiá na Avenida da Praia de Caraguatatuba. Os organizadores aconselham os manifestantes a usar máscaras e não sair do carro. Também pedem para crianças, idosos e pessoas dos grupos de risco, para não participarem.

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (9) o fim da fase emergencial de enfrentamento à pandemia a partir da próxima segunda (12). Com a queda de internações por COVID-19, todas as 645 cidades retornam para a fase vermelha até o próximo dia 18. Porém, algumas restrições serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas.

A fase emergencial está em vigor desde o dia 15 de março para frear o aumento de casos e mortes por COVID-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares. O recrudescimento da pandemia exigiu prorrogação na medida no dia 26 de março, com término previsto para 11 de abril.

Com o retorno à fase vermelha, São Paulo volta a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento nas lojas segundo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais a partir desta sexta (9), mas apenas após as 20h, reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem.

Outras proibições da fase emergencial acabaram incorporadas à etapa vermelha e continuam em vigor a partir da próxima segunda. Além do toque de recolher noturno e do veto a celebrações religiosas coletivas, o Governo de São Paulo manteve a recomendação de teletrabalho continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo do Estado está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_plano_sp.

Fiscalização mantida

A fiscalização contra aglomerações e eventos clandestinos continua com ações intensificadas mesmo com o encerramento da fase emergencial.

O Governo do Estado vai manter a atuação em conjunto com as Prefeituras para instalação de barreiras sanitárias em acessos a cidades turísticas, blitz contra eventos ilegais e fiscalização de protocolos sanitários nas atividades liberadas.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!