Comunidade do Bonete recebe DEA de doador anônimo

Prefeitura disponibiliza o aparelho para comunidade de Castelhanos e Paço Municipal

 A comunidade do Bonete recebeu de um doador anônimo um aparelho DEA (Desfibrilador Externo Automático). O aparelho era uma antiga reivindicação da comunidade.

Após o recebimento da doação, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e o Samu ofereceram um treinamento para os moradores. “O treinamento já foi concluído no Bonete, as aulas foram ministradas com a equipe de enfermagem e os moradores, a equipe do Samu demonstrou simulações de situações que já ocorreram na comunidade e outras que poderão vir a acontecer, que necessitam o uso do aparelho e outros cuidados”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

O treinamento de capacitação é prestado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a qualificação fornece conhecimento sobre: Avalição Primária, Avalição Secundária, Biossegurança, cuidados com as vítimas em crise convulsaria e em acidente vascular encefálico anafilaxia, traumas na coluna, trauma de extremidades e parada cardiorrespiratória.

Mais aparelhos

A Prefeitura de Ilhabela adquiriu recentemente mais dois aparelhos DEA, que substituirão os que estão em uso pelo Samu. Um dos aparelhos antigos será direcionado para a comunidade de Castelhanos e o outro para o Paço Municipal, e poderão ser utilizados assim que o treinamento for ministrado.

Morte de Pescador

No dia 20 de agosto um pescador de 74 anos morador da praia do Bonete, em Ilhabela, morreu após um mal subido, por falta de um equipamento (DEA) “Desfibrilador Externo Automático”. Na época a morte do pescador causou indignação na comunidade em razão da falta do equipamento.

Deixe uma resposta