Dada a largada para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela com muita competição e diversas atrações

No sábado, 20, foi realizada a cerimônia de abertura da 51ª Semana Internacional de Vela, uma colaboração entre a Prefeitura de Ilhabela, o Yacht Club de Ilhabela e a Marinha do Brasil. O evento contou ainda com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela e a presença do embaixador da SIVI 2024, Robert Scheidt.

O velejador, bicampeão olímpico, relembrou que sua primeira experiência no canal, ainda em 1883, e destacou que a estrutura oferecida atualmente no evento e pela Escola de Vela de Ilhabela – Lars Grael (EVI), é importante para as novas gerações do esporte.

“A Vela é isso, a gente tem que dar a chance dessa garotada subir a vela e ver como é maravilhoso esse esporte, que a gente pratica usando a força do bem, que interage com a natureza, e acho que forma o início dessa nova geração. Então, para mim, eu estou muito feliz de estar aqui, competindo mais uma vez na semana vela como mentor”.

Estiveram presentes na abertura, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8° Distrito Naval; Capitão de Fragata, Silvio da Costa Proença, delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião; secretária Executiva do Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, Luciane Leite, diretora do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Jamille Consulin; Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa Pereira; Demians Pons, diretor de Vela do YCI e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger.

Após a abertura, o público presente apreciou o concerto especial da Orquestra Popular de Ilhabela.

No domingo (21), centenas de pessoas assistiram ao desfile dos barcos competidores na Vila, instantes antes da largada das regatas de Alcatrazes, por Boreste Marinha do Brasil, Toque Toque e Renato Frankenthal. Ao longo do dia, a programação foi marcada por rodas de conversa e atrações musicais.

Nesta edição, são mais de 870 velejadores presentes e aproximadamente 100 embarcações dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além dos veleiros dos países da Argentina e Uruguai.

Race Village – A programação do Race Village, que vai até o dia 27, está imperdível. Um dos destaques é o Espaço Kids, com diversas atividades e brincadeiras, com monitores para a criançada. Além disso, os visitantes podem acompanhar os detalhes das regatas, conferir o Mini Museu do Mar, aproveitar um paredão de escalada, a área infantil, assistir a shows de grandes nomes da música e se inscrever para tours guiados gratuitos. Serão seis roteiros temáticos, envolvendo observação de aves, trilhas para cachoeiras, jipe tours, contemplação do pôr-do-sol, visitas a museus e geoturismo, sempre acompanhados por guias de turismo ou monitores ambientais.

Entre as atividades educativas, destacam-se as ações em parceria com os Institutos Baleia Jubarte (IBJ) e VIVA Verde e Azul, incluindo uma baleia inflável em tamanho real, com 14 metros de comprimento. O público poderá entrar na réplica e conhecer seus órgãos internos e curiosidades sobre os cetáceos, mamíferos marinhos aos quais a baleia Jubarte pertence.

Além disso, haverá rodas de conversa sobre a preservação do meio ambiente marinho, exposição de barcos, doações de mudas do viveiro municipal, um espaço da Marinha do Brasil e muito mais. A maioria das atrações da SIVI acontecerá no Race Village, oferecendo diversas oportunidades de entretenimento e a chance de conhecer mais sobre o universo da vela e a rica fauna marinha que visita o arquipélago de Ilhabela.

Na programação musical, além da apresentação de bandas locais, grandes nomes da música do cenário nacional se apresentam, como Avuá, Biquíni Cavadão, Nando Reis e Tiê.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!