Defesa Civil de Ubatuba aposta em qualificação constante do efetivo

Contribuir com a segurança de moradores e turistas de Ubatuba: essa é a principal tarefa da Defesa Civil. Para garantir a qualidade desse atendimento, a Defesa Civil de Ubatuba investe, constantemente, na capacitação do efetivo.

Nos dias 31 e 1º, 12 integrantes da equipe de Ubatuba participaram de um curso de Resgate Urbano e Resgate em Locais de Difícil Acesso, ministrado pela Coordenadoria da Defesa Civil de São Sebastião (Comdec).

Durante a formação, o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, e o instrutor Vitor Hugo, abordaram noções de primeiros socorros e técnicas básicas de resgate aéreo e urbano. Entre essas técnicas estão a retirada de vítimas de veículos, de espaços confinados e de altura, nesse caso, com aplicação de descida de rapel, realizada na cachoeira da Reserva du Moulin.

O diretor da Coordenadoria da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes, explicou que a escolha de São Sebastiao para a realização dos cursos foi baseada tanto pela bagagem da Defesa Civil do município como pelas características semelhantes entre as cidades – o que garante maior efetividade nas ações.

“Foram dois dias de curso muito bons: o curso de atendimento pré-hospitalar (APH), que é o de salvamento em áreas urbanas e o curso de salvamento em alturas, cuja parte prática foi realizada em mata.  Investimos, cada dia mais, na preparação dos nossos agentes para poder atender a população”, reafirmou.

Confira algumas formações das quais a Defesa Civil de Ubatuba participou recentemente:

Simulação de acidente de trânsito com vítima e vazamento de produto químico em Pindamonhangaba, julho de 2023;

Segurança de Barragens e Elaboração do PlanCon, em setembro 2023;

Oficinas preparatórias para Operação Chuvas de Verão” (OPOV), outubro de 2023;

Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (Saric), em novembro de 2023;

Prevenção de consequência das chuvas na BR-101 (Rio-Santos),novembro de 2023.

 

 

Deixe um comentário