Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’

Depois de dois anos, um dos eventos gastronômicos mais tradicionais e aguardados da região está de volta. Com novo nome, a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’ de Caraguatatuba será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, na região sul do município. A mudança do local foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul.

Área de alimentação do Festival da Tainha com pessoas sentadas em volta da mesa, enquanto saboreiam pratos elaborados à base do pescado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento, que já é sucesso na cidade há mais de uma década, promete agradar o público mais uma vez com as diversas receitas típicas preparadas à base da iguaria litorânea, incluindo a famosa tainha espalmada (aberta). Além da protagonista do festival, o cardápio terá a comercialização de pratos elaborados com outros pescados.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o retorno da festa para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “A comunidade pesqueira sugeriu a saída da Praça de Eventos por entender que no entreposto há maior valorização da cultura caiçara e do Rio Juqueriquerê, além do espaço propiciar a venda dos peixes in natura”, explicou.

Nesta edição, outra novidade é a volta dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê, principal rio navegável do Litoral Norte. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração deverão procurar as empresas responsáveis no espaço do evento.

Com o objetivo de fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade, a expectativa é que sejam comercializados mais de 15 toneladas de pescados, colocados à venda nas mais variadas formas. Além disso, o evento espera reunir ao menos 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

A programação completa do evento será divulgada em breve. O 17º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras é organizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

 

Deixe um comentário