Em sabatina na Associação Comercial, Aguilar Junior fala de suas propostas para desenvolvimento econômico e turístico

O candidato à reeleição em Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB), participou hoje (27/10) de uma sabatina promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. A entrevista foi gravada e conduzida pelo jornalista Clóvis Routh. A expectativa é que vá ao ar na próxima semana, por meio das redes sociais oficiais da associação.

A sabatina foi dividida em quartes partes. Na primeira parte, Aguilar Junior respondeu perguntas elaboradas pelos membros da ACE Caraguá, que tratavam de temas como fiscalização, qualificação profissional e geração de emprego.
O prefeito falou sobre a criação do programa Regulariza Caraguá, lançado em 2017, que proporciona a regularização do comércio, tributos, ambulantes, quiosques e obras, além da fundiária. A proposta para os próximos anos é ampliar o programa e fortalecer as equipes de fiscalização, para que possam ter mais estrutura de trabalho.

Outro ponto abordado por Aguilar Junior o incentivo a construção civil. “Eu acredito muito na retomada de economia e em especial, acredito do desenvolvimento de três pilares: a prestação de serviços, a construção civil e o turismo. Esse será o grande desafio dos próximos anos e essas áreas garantem um rápido retorno e Caraguatatuba tem potencial para isso”, destacou Aguilar Junior.

Também foram abordados temas como sazonalidade e a possibilidade de realização de eventos. Para o prefeito, é preciso estudar, junto com as categorias, alternativas para realização de forma segura. “O Caraguá a Gosto foi um exemplo de evento que conseguimos adaptar à realidade da pandemia. Acredito que nos próximos meses teremos a vacina e poderemos repensar nesses eventos. Aliás, um ponto positivo da pandemia foi que conseguimos unir as categorias e agregar as entidades. O diálogo aberto, a apresentação de ideias, esse é meio jeito de governar, de forma democrática, respeitando o equilíbrio e a vida das pessoas”, disse.

Aguilar Junior destacou também a importância do Conselho Municipal de Turismo para as ações na cidade. “O conselho é consultivo e deliberativo, eles participam, decidem, se envolvem. Eles têm voz e nós partilhamos a responsabilidade de desenvolver um turismo de qualidade na cidade”.

Na segunda etapa, as perguntas foram formuladas pela Associação de Hotéis e Pousadas e um dos pontos destacados foram as opções de lazer em dias de chuva. “Pensamos em atrativos indoor como opções de passeio. O Complexo Turístico do Camaroeiro é um exemplo disso. Vamos iniciar a implantação de água, luz e esgoto nos próximos meses, e depois, a proposta é fazer uma parceria público privada para que empresas possam investir e explorar o espaço com restaurantes e até um aquário”.

Para o candidato, as PPP’s são fundamentais para garantir o cuidado e manutenção desses espaços.
Outra proposta apresentada é de iluminar o caminho do Morro Santo Antônio e implantar um controle de acesso e banheiros.

Para Associação dos Quiosques de Caraguatatuba, um assunto importante é o Plano de Intervenção Urbanística. “Para proteger os quiosqueiros, a Prefeitura assumiu a gestão da orla. Esse foi mais um desafio que enfrentei enquanto prefeito. Fizemos isso para que esses comerciantes pudessem ter segurança jurídica de seus negócios”.
De acordo com Aguilar Junior os projetos estão sendo protocolados junto ao SPU e a Associação teve uma participação ativa na elaboração do plano, são cerca de 100 quiosques, impactando na vida e geração de emprego de mais de 500 famílias.

A qualificação profissional também foi abordada durante a sabatina. “Temos projetos importantes para o empreendedorismo na cidade”.

Aguilar Junior citou a criação de projetos como o Caraguatatuba Empreendedora e a feira Empreenda Caraguatatuba e falou das suas propostas em ampliar esses programas. “Precisamos ter mão de obra preparada e qualificada para atender as demandas de emprego que temos na cidade, por isso quero continuar fortalecendo as parcerias que temos como a ACE Caraguá, Sebrae e Senai para realização de cursos profissionalizantes”, destacou Aguilar Junior.

Durante as considerações finais, Aguilar Junior falou também sobre a importância de se investir em atrativos e buscar um turismo de qualidade. “Quando pensamos em investir em turismo, não se trata de investir no turista em si, mas sim em infraestrutura e ações que motivem o turista a visitar a cidade para que ele possa movimentar o comércio, os quiosques, os hotéis, as farmácias, supermercados. É um ciclo de produção”.

Para o candidato, a retomada da economia será o grande desafio para o próximo prefeito. “Estou preparado. Da mesma forma que enfrentei de frente a pandemia, estou pronto para enfrentar essa retomada”, finalizou.

Deixe um comentário