Feriadão de 1º de maio terá barreira sanitária e fiscalização intensiva em Caraguatatuba

O feriado prolongado de 1º de Maio (Dia do Trabalhador) terá a implantação de barreiras sanitárias e uma fiscalização intensiva em Caraguatatuba. As medidas são em função do combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). Comércios não essenciais e frequência nas praias são algumas das ações a terem mais fiscais.

O decreto estadual 64.881 impede a abertura de estabelecimentos considerados não essenciais neste período de combate à propagação à doença, por isso, as equipes das Secretarias da Fazenda (Fiscalização do Comércio), do Urbanismo (Fiscalização de Postura) e da Saúde (Vigilância Sanitária) vão percorrer o município, de ponta a ponta para verificar se o decreto é cumprido.

No último feriado prolongado de aniversário de Caraguatatuba e Tiradentes, os agentes passaram por mais de 800 estabelecimentos orientando em relação à necessidade de manter o estabelecimento fechado.

Conforme o decreto estadual, não podem abrir as portas para o público bares, restaurantes, cafés, casas noturnas, igrejas, shopping centers e galerias, academias, espaços para festas, casamentos, shows e eventos, além de escolas públicas ou privadas. Importante ressaltar que bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery.

São considerados essenciais e podem funcionar durante a quarentena hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, transporte público, transportadoras e armazéns, empresas de telemarketing, petshops, lojas de materiais de construção, supermercados, mercados, limpeza pública, postos de combustível e feiras livres só para venda de gêneros alimentícios.

As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, petshops, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas.

Barreiras

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão vai colocar barreiras sanitárias em alguns pontos da cidade onde será medida a temperatura das pessoas que chegam ao município, como também a higienização dos veículos.

Já a Defesa Civil e agentes de Trânsito, junto com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realizam mais uma operação nas praias de Caraguatatuba com o objetivo de orienta banhistas e frequentadores a não ficarem nas praias.

Com carros de som, os agentes vão percorrer a orla de ponta a ponta da cidade, das 8h às 17h30, com avisos sobre a importância de não se aglomerar nesse momento. As equipes também devem conversar com os banhistas, pedestres e ciclistas que estiverem foram de seus lares.

Denúncias podem ser feitas pelo Canal do 156 ou da Polícia Militar pelo 190.

Deixe um comentário