GCM de São Sebastião destinará 12 vagas do projeto Guarda Mirim a famílias atendidas pela Patrulha Maria da Penha

A Guarda Civil Municipal (GCM) disponibilizará doze vagas do Processo Seletivo 2021, do projeto socioeducativo Guarda Mirim (GM), a adolescentes cujas famílias são atendidas pela Patrulha Maria da Penha. A decisão foi tomada em reunião entre a Subcomandante da GCM Viviane, a Inspetora da Patrulha Maria da Penha Lana, e o GCM Santos, Comandante da Guarda Mirim. Os critérios para acesso a essas vagas estarão no próximo edital de Processo Seletivo, que deverá ser publicado no site da Prefeitura Municipal no segundo semestre de 2021.

Segundo o Comandante da GCM André Maciel, a parceria entre Guarda Mirim e Patrulha Maria da Penha será de extrema importância no atendimento às famílias que passam por situações de violência e vulnerabilidade Social. “A participação no curso de formação da GM irá melhorar a vida dos jovens que sofrem violência física ou psicológica, ao ver a mãe ser agredida, mostrando uma outra realidade, aumentando sua autoestima e orientando como processar todo o sofrimento gerado pelas situações de violência doméstica”, diz.

Desde 2017 até o momento, a GCM realizou 2.547 atendimentos a mulheres vítimas de violência, sendo 64 famílias atendidas atualmente.

A Guarda Mirim é um projeto social da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos, com o objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho. Após passarem por processo seletivo, os aspirantes recebem formação no contraturno escolar, que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e mercado de trabalho.

Ao final da formação, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura ou em uma das 47 empresas conveniadas. Desde 2017, mais de 250 jovens foram capacitados nos três polos municipais, localizados no Centro e nas Costas Norte e Sul.

Mais informações pelos telefones (12) 3862-6865 e (12) 3862-6713 ou pelo email guardamirim2012@gmail.com.

Deixe uma resposta