IBGE suspende provas do processo seletivo para trabalhar no Censo 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu as provas do processo seletivo simplificado para trabalhar temporariamente no Censo Demográfico 2021.  As provas seriam aplicadas nos dias 18 e 25 de abril, mas o IBGE optou por suspender a seleção em função do corte de 96% dos recursos previstos no orçamento da União para a realização do Censo 2021.

De acordo com o IBGE, o processo seletivo não foi cancelado e o instituto avaliará, em conjunto com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) da Universidade de Brasília (UnB), um novo planejamento para aplicação das provas, após um posicionamento do Ministério da Economia em relação à verba destinada ao Censo 2021.

As inscrições para 181.898 vagas de recenseador, 5.450 vagas de agente censitário municipal (ACM) e 16.959 vagas de agente censitário supervisor (ACS) ocorreram entre os meses de fevereiro e março, no site https://www.cebraspe.org.br/. Para Caraguatatuba foram destinadas 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal e 10 de agente censitário supervisor, observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência. Os aprovados atuariam nas regiões Sul, Central e Norte do município.

Os candidatos a agente censitário municipal (ACM) precisavam ter ensino médio completo. A carga horária possui 40h semanais, com salário de R$ 2.100. A função de agente censitário supervisor (ACS) exigia a mesma escolaridade, com jornada de 40h semanais e salário de R$ 1.700. Ambos têm direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.

Para inscrever nas 181.898 vagas de recenseador, era necessário ter concluído o ensino fundamental. A remuneração do recenseador é por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Os valores da remuneração poderão ser estimados em um simulador que ficará no disponível no site https://censo2021.ibge.gov.br/. A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais.  O contrato tinha previsão de até três meses de duração, com possibilidade de prorrogação.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 123.389 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.

Deixe uma resposta