Integrantes do Comtur avaliam programa de ação para turismo de Caraguatatuba

A primeira reunião ordinária de 2021 do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi marcada pela apresentação do Programa de Ações, implementado ou a ser concluído, da Prefeitura de Caraguatatuba.

A iniciativa teve como objetivo apresentar aos novos membros, empossados no final do ano passado, e o que o município tem feito para o desenvolvimento do setor dentro das prerrogativas do Plano Diretor de Turismo (PDTur) já em execução.

A apresentação foi conduzida pela presidente do Conselho, Maria Fernanda Galter Reis, que também responde pela Secretaria de Turismo. “Este ano não temos de fazer a revisão do PDTur e esse tema é importante para que os novos integrantes tomem conhecimento de como andam as ações”, explicou.

Entre os projetos concluídos apresentados estão a entrega da Praça do Artesão e do Mirante Turístico do Complexo do Camaroeiro, medidas contra o turismo de um dia, a certificação para os estabelecimentos regularizados, e a força-tarefa realizada para aumentar o número de cadastrados junto ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.

Como metas, foi discutido o aumento da sinalização turística da cidade, a criação da rota turística gastronômica com a Escola Técnica de Caraguatatuba (Etec), a realização de um mapeamento turístico, incentivo ao ISS Turístico, a inserção dos artesãos no Cadastur, entre outros. “Com foco na gastronomia, precisamos mostrar nosso diferencial porque o turismo ‘vende’ experiências”, concluiu Maria Fernanda.

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou projeto de colocar mais lixeiras e bituqueiras ecológicas nas praias e pontos turísticos. Ainda nessa área, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba destaca que a unidade de conservação está preparada para o turismo de observação de pássaros e sugeriu a colocação de um portal antes da descida da serra para que os turistas saibam que já estão no município desde lá de cima e com muito a apreciar.

Todas as sugestões serão analisadas e, se aprovadas, serão inseridas no Plano Diretor do Turismo que passa por revisão neste ano.

Os conselheiros ainda indicaram o nome de Pedro Hirochi Toyota, representante do Conselho Regional de Corretores de Imóvel (Creci), como integrante da equipe de revisão.

Deixe uma resposta