Litoral Norte reúne opções de esporte para todos os gostos e idades

Com sua localização privilegiada em meio à Mata Atlântica em um dos mais belos trechos da costa brasileira, o Litoral Norte de São Paulo oferece condições naturais mais do que propícias para a prática de esportes radicais e de aventura. Seja na água, no ar ou em terra firme, existem opções em abundância nas quatro cidades do Litoral Norte.

Conhecida nacionalmente como a “capital do surfe”, Ubatuba atrai surfistas de todos os cantos do Brasil e mesmo de outros países, sendo as praias de Itamambuca, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Perequê-Açú, Itamambuca e Grande algumas das principais para a prática da modalidade. O trekking é outro forte atrativo do município, que dispõe de boas trilhas para os diferentes níveis de percurso. As trilhas do Corcovado e das Sete Fontes são as mais percorridas.

Foto:Jeanvdmeulen

Já Ilhabela, famosa por ter ventos perfeitos para a navegação, tem forte tradição na vela e nos esportes náuticos, sediando inclusive o maior evento de vela oceânica da América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela, que ocorre no mês de julho. Para quem gosta de mergulho, o arquipélago também oferece águas tranquilas e cristalinas, incluindo 21 navios naufragados – para a alegria dos mergulhadores.

Em São Sebastião, a praia da Enseada é considerada uma das melhores do Estado para a prática de Kitesurfe, enquanto que, na praia de Boissucanga, os adeptos do skate encontram uma pista de nível profissional. Com uma estrutura de quase sete mil metros quadrados e um belo visual de frente para a praia, a pista da praça Pôr do Sol não só serve de sede para campeonatos e eventos, como também é um celeiro de talentos locais.  

Por fim, Caraguatatuba é o destino preferido para os praticantes de voo livre, reunindo adeptos da asa delta e do parapente nas duas rampas do Morro de Santo Antônio, a 340 metros de altitude. Além disso, o trekking e o mergulho também são modalidades de esportes de aventura bastante praticados em Caraguatatuba, assim como o surfe. Os points preferidos dos surfistas são as praias Brava, Tabatinga e Martim de Sá.

Esportes da mente crescem em popularidade

Mas nem só de esportes de aventura vivem as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo. Além das diversas opções ao ar livre, os esportes de cartas e tabuleiro vêm crescendo em popularidade na região, com destaque para o xadrez, as damas e o poker, reconhecido como um esporte da mente alguns anos atrás.  

No final de 2018, Caraguatatuba realizou o seu 1º Campeonato Municipal de Damas. A competição, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), contou com 32 competidores entre idosos e pessoas com deficiência. Alunos da rede municipal de ensino também foram convidados a acompanhar o evento, a fim de promover a intergeracionalidade no esporte.

A geração mais nova de jogadores, inclusive, está em lapidação e já tem representado bem o município. A equipe de damas da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, que reúne estudantes municipais sob a tutela do técnico Jonathan Ramos Andrade, fechou o ano conquistando o quarto lugar nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2018, se consagrando entre as melhores equipes da modalidade.  

Foto: Utroja0

A Prefeitura de São Sebastião também tem investido nos esportes de tabuleiro e, em 2019, está oferecendo escolinhas gratuitas de xadrez e damas para toda a população, a partir dos 6 anos de idade. O objetivo é preparar atletas para competirem pelo município. As aulas acontecem em vários horários em cinco escolas municipais e no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Os interessados podem se inscrever diretamente nas escolas, bastando apresentar um atestado médico.

Já Ubatuba tem se firmado como um dos grandes pólos de poker do Vale do Paraíba, atraindo fãs do esporte das cartas de toda a região. O N12 Poker Club, o maior clube da cidade especializado na modalidade, realiza diversos torneios durante a semana, enquanto que no Restaurante e Pizzaria Senzala alguns torneios chegam a distribuir premiações médias de até R$ 10 mil.

Deixe uma resposta