Mais de cem mulheres realizam exames preventivos na primeira etapa da Campanha Contra o Câncer de Colo de Útero

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Políticas Públicas da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), em parceria com a Faculdade São Sebastião (FASS) realizou neste sábado, (29), no Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, no bairro Topolândia, a primeira etapa da Campanha Contra o Câncer de Colo de Útero com o tema “Cuide-se, faça seu exame preventivo”.

Segundo o coordenador de enfermagem da FSPSS, Felipe Moniz, a ação superou as expectativas. “Foram 101 coletas de citologia oncótica (Papanicolau) proporcionando a oportunidade para as mulheres que não conseguem comparecer na UBS, durante a semana. Além de fazer o rastreamento de câncer do colo do útero, também foi ofertado o exame de mamografia para as mulheres acima de 40 anos, que ainda não o realizaram, sendo que cerca de 35 solicitações de mamografia foram pré-agendadas. Uma vitória da campanha e da saúde das mulheres, que prontamente aderiram ao mutirão”, finalizou o enfermeiro Moniz.

Para a moradora do bairro Topolândia, Cíntia Correa, o exame é de extrema importância para prevenção ao câncer do colo do útero. “Vim fazer este exame neste sábado, porque muitas vezes, durante a semana, não temos tempo por conta da correria do dia a dia. Fico muito feliz, por este dia ter sido preparado para nós, a prefeitura acertou e muito com este mutirão, pois estamos podendo cuidar da nossa saúde, apesar da falta de tempo”, finalizou Cíntia.

A força-tarefa continua por causa da baixa adesão das mulheres à realização periódica do exame citopatológico do câncer do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, especialmente de devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O exame preventivo, aberto a toda população feminina sebastianense é oferecido em horários flexíveis, possibilitando maior adesão às mulheres que trabalham fora e ficam impedidas de realizá-lo durante os dias da semana e em horário comercial.

Não há necessidade de agendamento, basta se dirigir aos locais nos dias e horários programados portando RG, CPF e Cartão SUS. Haverá um grande número de profissionais, a fim de atender a demanda espontânea.

A campanha busca atingir especialmente mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que apresentam maior risco de desenvolver a doença. Todos os protocolos sanitários no combate a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70% são seguidos durante os exames.

 

Confira as próximas datas e locais da campanha:

Dia 09 de junho (quarta-feira)

Das 17h às 20h

PSF Boiçucanga – Rua Tropicanga, 22

 

Dia 12 de junho (sábado)

Das 9h às 12h e das 13h às 16h

UBS Enseada – Rua Maximiliano Santos, 38

Deixe uma resposta