Óbitos crescem no Litoral e Hospital Regional confirma que não usa cloroquina e ivermectina no tratamento de pacientes com Covid-19

As mortes por coronavírus vêm crescendo no litoral norte segundo apuração realizada pela equipe do Repórter Online Litoral. Nesta quarta-feira (06/01), segundo informações divulgadas pelas secretarias de saúde, foram registrados 259 óbitos e 13.673 casos confirmados para Covid 19.

Nossa equipe foi procurada por alguns familiares de pacientes que estão internados com a Covid-19 no Hospital Regional do Litoral Norte, questionando o porquê que os médicos não usam a cloroquina e a ivermectina nos pacientes. Nossa equipe procurou a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo que respondeu que os medicamentos prescritos pelos médicos da unidade estão baseados nos protocolos vigentes no SUS e mediante análise médica individualizada.

O Hospital Regional do Litoral Norte esclarece que todos os medicamentos prescritos pelos médicos da unidade estão baseados nos protocolos vigentes no SUS e mediante análise médica individualizada. Em SP, os gestores de saúde deliberaram pela não recomendação do uso da cloroquina/hidroxicloroquina em casos leves, moderados ou graves de COVID-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia. O conteúdo completo pode ser consultado na Deliberação CIB nº 68. O SUS já tem protocolos que preveem o uso desse remédio para tratamento de doenças como artrite reumatoide, lúpus, artrite idiopática juvenil, dermatomiosite, polimiosite e malária.Também não há evidências científicas quanto ao uso de Ivermectina para o coronavírus, conforme alerta divulgado pela Anvisa”. Finaliza a nota.

Ocupação

Até ontem (5), a taxa de ocupação na DRS Taubaté era de 62,3% de UTI e 41,1% em enfermaria e, portanto, a rede hospitalar segue com plenas condições de assistir casos graves do novo coronavírus. A atualização pode ser conferida diariamente no site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. No Hospital Regional do Litoral Norte são 14 leitos de enfermaria e 20 de UTI, com 90% de ocupação no momento, mas essa taxa variam no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo.

Reunião

Na manhã desta quarta-feira, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) se reuniu com os 645 prefeitos eleitos que tomaram posse em 2021, para apresentar o Plano Estadual de Imunização, o Plano São Paulo de reabertura econômica e flexibilização da quarentena e a política econômica do Estado.  A expectativa é que mais informações sejam divulgadas nesta quinta-feira (07), durante coletiva de imprensa marcada para as 12h45, no Instituto Butantã.

 

Deixe uma resposta