
Operação conjunta das Polícias Civil e Militar e Prefeitura apreende bebidas falsificadas e cigarros contrabandeados em Ilhabela
A Polícia Civil, em operação conjunta com a Prefeitura de Ilhabela (Vigilância Sanitária, Fiscalização Municipal, e Secretaria de Segurança Pública do Município) e a Polícia Militar, realizou fiscalização em estabelecimentos comerciais com o objetivo de apreender bebidas adulteradas e produtos falsificados. A informação é do Radar Litoral.
Durante as diligências, numa adega na Barra Velha, os agentes constataram a presença de bebidas e cigarros irregulares. Foram apreendidas seis garrafas de vodca da marca “Smirnoff” e uma garrafa de uísque da marca “Jack Daniel’s”. As embalagens apresentavam sinais evidentes de falsificação, como lacres adulterados, impressões de baixa qualidade e divergência do padrão original. Um laudo técnico preliminar, apresentado pelo representante legal da Diageo Brasil Ltda e Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), que atestou a falsificação dos produtos.
Com relação aos cigarros, foram localizados 15 maços de origem estrangeira, sendo 11 da marca “Gudang Garam” e quatro da marca “Eight”. Em todos os pacotes, constava a inscrição “Para venda exclusiva no Paraguai”, indicando que foram introduzidos no território nacional sem o devido desembaraço aduaneiro, caracterizando crime de descaminho.
A responsável pelo comércio foi conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos de flagrante. Os produtos foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para a realização de exame pericial confirmatório.
Como medida administrativa, a Prefeitura, por meio da fiscalização sanitária, lacrou o estabelecimento comercial.