Prefeitura de Caraguatatuba restringe acesso aos pontos turísticos da cidade
A partir desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Caraguatatuba restringe diversos locais para evitar o acesso de pessoas, neste período de possível migração de turistas na cidade devido ao feriado de 10 dias anunciado na capital paulista.
Já que a recomendação é de não ir às praias, para evitar aglomeração, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) aproveitará este período inacessível para promover um mutirão de limpeza neste sábado e domingo (27 e 28).
Uma força-tarefa de 30 funcionários percorrerá toda faixa de areia, do bairro Porto Novo até a Tabatinga, intensificando a limpeza. A ação contará com reforço de quatro máquinas retroescavadeiras, uma patrol e oito caminhões trucados.
Também está proibido a colocação de cadeiras, mesas, guarda-sóis, tendas e similares, bem como caixas de som e itens de permanência na faixa de areia, O atendimento presencial nos quiosques continua proibido, assim como o trabalho de ambulantes está suspenso neste período.
Outra medida é a restrição de acesso aos pontos turísticos da cidade (Mirante do Camaroeiro e Morro Santo Antônio), com instalação das barreiras de concreto ‘new jersey’. As cachoeiras dos bairros Cantagalo e Rio Claro e a Lagoa Azul, no Capricórnio também estão com acesso proibido.
A Prefeitura de Caraguatatuba também está com faixas e banners espalhados pela cidade e utiliza um caminhão de som para conscientizar as pessoas a não utilizar as praias.
A fiscalização receberá reforço com drones para averiguar festas e aglomerações, realizada pelos fiscais do Comércio, Vigilância Sanitária, Posturas, além de equipes da Vigilância Sanitária Estadual e apoio da Polícia Militar. Aparelhos de medição também serão utilizados.
Quem for flagrado descumprindo o decreto poderá pagar multa, ter o estabelecimento lacrado e ainda responder criminalmente. A multa inicial pode chegar a 2 mil VRMs (R$ 7.480,00), em caso de descumprimento.
Haverá uma ação específica de fiscalização nos rios e marinas da cidade para inibir a circulação ou chegada de turistas em embarcações.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo site no endereço: 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo aplicativo “Caraguatatuba 156”, disponível para celulares Android e IOS.