Ponto Mis de Ilhabela oferece oficina “O cinema Brasileiro em 3 atos”

A Prefeitura de Ilhabela divulgou nesta sexta-feira (8) as inscrições para a oficina do Ponto Mis “O cinema Brasileiro em 3 atos”. A oficina acontecerá no período de três dias: 11, 13 e 15 de outubro, em formato online, sempre das 19h às 21h.

Para realizar a inscrição é necessário enviar uma mensagem pelo WhatsApp (067) 981397711, após a confirmação receberá o link de acesso para a plataforma.

Sobre a oficina  

O curso ministrado pelo professor Bruno Cucio, visa promover a discussão sobre o cinema nacional estabelecendo um recorte temporal entre o período da Retomada nos anos 90 até os dias de hoje. Dividido em três partes, as aulas propõem um diálogo entre o contexto sócio político cultural e as transformações estéticas que os artistas buscaram como tentativa de representação no período e na atualidade.

Assim, durante o curso passaremos pelo o fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da Ancine no início dos anos 2000, o forte ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.

Objetivo

A oficina propõe-se a dar ao iniciante no assunto uma perspectiva do que foi construído ao longo desses anos para que ele seja capaz de entender as imagens do audiovisual nacional das salas de cinema de hoje. Dessa maneira, o curso pretende despertar no aluno um interesse sobre a atual cinematografia brasileira de forma que ele continue acompanhando esta produção fora das paredes da sala de aula.

Para que tal interesse aconteça é necessário que o aluno além de criar repertório através de aulas expositivas – passando pelas diversas propostas estéticas realizadas pelos diretores do cinema brasileiro do período abordado – tenha a possibilidade de debater as soluções que os artistas deste cinema brasileiro buscaram realizar

Deixe um comentário