Prefeito de Caraguatatuba presta contas na Câmara e expõem legado da pandemia para cidade e resultados das secretarias

O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, prestou contas das ações da Prefeitura no ano de 2021, para os vereadores da Câmara Municipal. Durante a apresentação de um vídeo e fala, o chefe do executivo evidenciou o legado da pandemia para cidade e os resultados obtidos pelas secretarias municipais.

Em 2021, Aguilar Junior esteve presente em diversas frentes sempre buscando metas e projetos para a evolução de Caraguatatuba. Neste ano, liderou o movimento para abertura do Hospital Regional durante a pandemia; presenciou os inícios dos atendimentos do Centro de Oncologia; dialogou com a equipe de saúde, comerciantes e órgãos para as melhores tomadas de decisões durante a quarentena; trouxe para Caraguatatuba a Companhia de Força Tática da Polícia Militar; inscreveu a cidade no consórcio de vacinas, para aquisição dos imunizantes; liderou as negociações de renovação da atividade delegada da PM e criou a atividade delegada da Polícia Militar Ambiental; foi o líder regional do Codivap – consórcio de prefeitos; foi eleito o primeiro vice-presidente da Abramt, na luta pelos royalties da Petrobras; se reuniu com o DER para obras emergências na orla do Massaguaçu; conquistou a retomada das obras do contorno da Tamoios e encerrou o ano com o sucesso do Empreenda Caraguatatuba 2021, com mais de 2 milhões de negócios realizados.

Com diálogo, aproximação e empenho, Caraguatatuba vive agora a retomada econômica. Com organização, a cidade tem tudo para ter os melhores resultados do estado de São Paulo, se não do Brasil.

Prefeito Aguilar Junior presta contas na Câmara Municipal (Foto: Claudio Gomes PMC)

Durante a pandemia foi criada uma estrutura para o combate à doença, que se tornou permanente para o uso da população. Ao completar um ano de pandemia, o município chegou a aumentar em 500% os leitos de UTI exclusivos para os atendimentos da Covid-19, saltando de sete (07) para 42 (quarenta e dois) leitos.

Hoje, Caraguatatuba conta com 173 leitos, sendo 60 de UTI e 113 de enfermaria.

A Covid-19 em Caraguatatuba foi enfrentada com seriedade e empenho. Foram 55 mil casos notificados, com mais de 17 mil positivos e nenhum paciente ficou sem atendimento.

Durante o combate à pandemia, a Secretaria de Saúde, com apoio de outras secretarias e órgãos, atuou ainda na fiscalização de comércios, totalizando 2,5 mil atuações.

O momento de esperança chegou, e com ele a inovação do esquema vacinal. Caraguatatuba se preparou, inovou e virou referência com o sistema ‘Vacina Caraguá’, através do ‘156 Caraguatatuba’. O ‘Vacina Caraguá’ agendou, organizou e evitou aglomerações nas unidades básicas de saúde, possibilitando que 219 mil pessoas recebessem a vacina contra a Covid-19.

A Saúde não parou e em paralelo ao combate à pandemia, todos os outros serviços eram realizados à população com qualidade, como distribuição de medicamentos, Pró-Mulher, atendimento na atenção básica, especialistas, CAPSs, luta contra a dengue e outros.

Na Educação, a Prefeitura de Caraguatatuba teve excelência na organização das aulas digitais e, depois, presenciais, quando os alunos começaram a retornar para as escolas. Foram distribuídos 4.600 kits de alimentação, 18 mil kits de hortifrutis, 105 mil livros didáticos, 20 mil kits de uniformes escolares e 16.690 kits de material escolar.

Na área esportiva, após quase dois anos de pandemia e protocolos de distanciamento social, vivemos a retomada das atividades em todos os níveis e complexidade de uma sociedade que busca a longevidade saudável.

No aniversário da cidade, a Secretaria de Esportes promoveu o 1º Circuito Virtual de Corrida de Rua, com a participação de 800 atletas. Foi realizado também o Esquenta Caraguá, que reuniu três modalidades olímpicas e trouxe mais de 300 atletas de outros municípios. Neste momento de retomada, Caraguatatuba recebeu ainda o Arena Cross, MMA Brasil Tour e Arena Freestyle.

Pela Secretaria de Habitação, a Prefeitura retomou o projeto de desenvolvimento socioterritorial do Nova Caraguá II, levando cursos e palestras aos moradores do local.

De acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, 2021 foi ano de recordes para o posto de atendimento ao trabalhador (PAT). Foram captadas mais de 2.155 colocações no mercado de trabalho e outras 400 vagas estão abertas ou em processo de contratação. No mutirão de emprego foram 750 vagas ofertadas, tendo a participação de 31 empresas.

O Fundo Social de Solidariedade permaneceu com todos os atendimentos de rotina durante o ano de 2021 e manteve a oferta de cursos para a população, com a estreita parceria entre Senai e Sebrae. Ao todo, 424 pessoas se capacitaram em 21 cursos de qualificação profissional.

Já no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foram doadas 14.521 peças de roupas e calçados, além de 100 kits contendo roupa de cama, banho, cobertor, produtos de higiene e chinelos para pessoas em situação de rua. Para as famílias afetadas pela pandemia, foram distribuídos 12.453 kg de alimentos secos, 482 litros de óleo, 313 litros de leite, 2.377 molhos de tomate, 1.532 outros itens e 3.662 cestas básicas.

E a retomada trouxe o retorno das atividades do Centro Integrado de Atenção à Pessoa Com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), oferecendo aulas gratuitas para 510 inscritos.

O prefeito Aguilar Junior apresentou todos os números durante a sessão, mostrando que todas as secretarias não pararam nem um dia de trabalhar e estiveram executando todos os serviços com excelência, atendendo a população e mantendo a zeladoria e infraestrutura da cidade.

Um exemplo é aprovação de projetos imobiliários, seja de pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto, que atingiu a marca de 1.098 aprovados, sendo o maior número dos últimos 17 anos.

O Turismo foi ponto importante da retomada, com o sucesso dos eventos Caragua a Gosto e Beer Festival. Paralelo a isso, a cidade lançou a campanha Vem Pra Caragua, com o objetivo de fomentar a economia, trazer mais orgulho para a população e divulgar nossa cidade.

Deixe um comentário