Prefeitura continua com programa de controle e erradicação de Leucenas

O programa de controle e erradicação da espécie Leucena foi iniciado em maio de 2021. A ação é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), com o propósito de controlar e futuramente erradicar a espécie estabelecida no município.

As ações de supressão já foram realizadas nos bairros Canto do Mar, Enseada, São Francisco, Cigarras e Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores).

Além da supressão, o programa visa realizar o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, em pontos possíveis, no intuito de enriquecer a flora local e trazer benefícios ao município, através de melhorias ambientais e paisagísticas.

A Leucena é uma planta leguminosa arbórea perene originária da América Central, introduzida no Brasil na década de 40 e possui características, tais como, fácil reprodução, crescimento rápido, tolerância a ambientes diversos, entre outras que as tornam uma das piores daninhas do mundo, se tornando um grande problema por onde ela se propaga, por se tornar dominante e formar desertos verdes impedindo que a riqueza e a diversidade vegetal da área afetada se restabeleçam, causando impacto em todo ecossistema.

Até o momento foram suprimidas, aproximadamente, 750 Leucenas no município de São Sebastião.

Deixe um comentário