Prefeitura de Caraguatatuba inicia recuperação de bairros mais atingidos pelas chuvas

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde as primeiras horas da manhã deste domingo (19/05) trabalhando na recuperação dos bairros mais atingidos pelas chuvas.

No Perequê-Mirim, a prefeitura iniciou uma mega operação de manutenção, com cerca de 12 caminhões e 5 máquinas trabalhando pelas ruas, recolhendo entulhos e desobstruindo valas. Além disso, uma frente de trabalho utiliza caminhões pipa para a lavagem das vias e outra equipe já inicia a recuperação usando bica corrida.

Na Prainha, funcionários trabalham com máquinas em um local de deslizamento identificado pela Defesa Civil.

Alguns bairros como Morro do Algodão e Barranco ainda sofrem com alagamentos por causa da cheia do Rio Juqueriquerê e a Prefeitura aguarda o escoamento das águas para iniciar o trabalho de limpeza e utilização de maquinários.

No Pontal Santamarina, equipes da Prefeitura estão analisando a necessidade de obras emergenciais para escoamento das águas originárias da Fazenda Serrramar.

Segundo a Prefeitura, assistentes sociais estão percorrendo os bairros e já identificando as necessidades imediatas das famílias atingidas pelas chuvas.

Ações

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fez um pedido oficial ao Governo do Estado, e doações serão feitas pela Casa Militar.

Está a caminho de Caraguatatuba um caminhão com vários kits para ajuda às famílias. Entre os kits estão: cesta básica, kit limpeza, kit de higiene pessoal, kit dormitório e kit vestuário.

Além disso, o prefeito está em contato com o 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército para verificar apoio no atendimento das famílias.

Acolhimento

Um total de 16 pessoas (12 adultos, 02 crianças e 02 idosos), além de um cachorro de uma das famílias, estão sendo acolhidas no CIAPI. As famílias são dos bairros Perequê-Mirim, Morro do Algodão e Massaguaçu.

Para atender estas famílias, estão no CIAPI uma equipe extra do Samu e assistentes sociais. As famílias também recebem alimentação completa, kits de higiene pessoal (com toalha, lençol, sabonete, entre outros itens fornecidos pelo Fundo Social de Solidariedade).

Também estão sendo fornecidos medicamentos necessários e as crianças têm à disposição brinquedos e uma Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) para recreação.

Doações

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba continua com a campanha de doações de material de higiene, alimentos, água potável, lençóis e toalhas de banho.

Os materiais devem ser encaminhados ao CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), que fica na Rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira (atrás da Rodoviária), sempre das 9h às 18h.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, está coordenando as doações e encaminhamento às famílias.

Linhas Municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Proteção ao Cidadão, informa que o itinerário da linha 104 (Pegorelli) foi totalmente restabelecido.

A linha 102 (Morro do Algodão via Pontal Golfinho) já voltou a acessar o bairro Pontal Santamarina, operando com um pequeno desvio próximo ao Colégio Adventista.

Já a linha 103 (Morro do Algodão) também opera com desvio próprio ao clube Ilha Morena, porém sem prejuízo aos pontos atendidos pelo bairro.

Os agentes de transporte permanecem acompanhando as linhas visando minimizar os impactos causados pelas chuvas. Em caso de dúvidas, ligue 0800.778.8080.

Deixe uma resposta