Proposituras são aprovadas pela Câmara Jovem, que quer levar sessões para as escolas

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou a segunda sessão para discussão e votação de propostas dos Jovens Vereadores integrantes da terceira legislatura do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

Por unanimidade, foram aprovadas todas as proposituras da pauta, sendo duas indicações, duas moções de apoio e dois requerimentos. Todas as matérias que passam pelo plenário durante o programa são encaminhadas ao Prefeito Municipal como sugestão.

Da Jovem Vereadora Bianca Santos, foi aprovada a indicação 01/2019, que indica a instalação de iluminação pública no trecho da Rodovia Caraguá-São Sebastião, na altura do Shopping Serramar. Outra indicação aprovada, de Laura Soares Diniz, nº 02/2019, solicita ao Executivo transporte para a Escola de Ballet durante festivais e apresentações.

Bianca Santos também teve a aprovação da sua moção, de nº 02/19, que apoia a iniciativa do grupo de preservação do meio ambiente: “Sou Praieiro, sou Guerreiro”. A Jovem Vereadora Sophia Gonçalves Vecchio apresentou na sessão a moção 03/19, que apoia o projeto Meio Ambiente da Escola EMEF Professora Maria Aparecia Ujio.

A Câmara Jovem aprovou ainda o requerimento 03/19, de Laura Soares Diniz, que requer informações do Executivo sobre projetos e diretrizes culturais de dança no município de Caraguatatuba; e o requerimento 04/19, de Bianca Santos, que requer informações visando à possibilidade de criação de uma caravana da leitura no município.

No final do encontro, a Jovem Vereadora Eyxla Lorrane Oliveira da Silva, ao fazer uso da tribuna, sugeriu que as sessões da Câmara Jovem fossem realizadas nas escolas que participam do programa. A ideia teve apoio dos demais jovens. Lazuly de Jong Orteney do Nascimento, da EMEF Euclydes Ferreira, se dispôs, junto com seu orientador, a oferecer a escola para a primeira sessão.

Os coordenadores do programa gostaram da iniciativa e irão ver junto a Secretaria de Educação, a possibilidade do transporte dos alunos para a EMEF. A próxima sessão está marcada para o dia 12 de setembro.

O programa Jovem Legislador tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Deixe um comentário