São Sebastião aposta em jogos digitais para acolhimento socioemocional de estudantes na volta às aulas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), renovou o contrato para continuação do programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, oferecido aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.  

A metodologia, que integra jogos de raciocínio às salas de aula é aplicada na rede municipal de ensino há três anos como estratégia para melhorar o desempenho dos alunos, este ano está adequada ao novo cenário educacional incluindo material na versão digital, voltado principalmente ao equilíbrio emocional dos estudantes.  Serão atendidos mais de 8 mil crianças e adolescentes de 37 unidades escolares, que terão a capacitação de 370 professores.

Para a secretária de Educação, Marta Braz, a saúde mental e emocional das crianças é uma grande preocupação para esse início de ano letivo. “Nossos estudantes passaram por tensos desafios, estar longe do convívio social com os colegas foi um impacto muito grande para eles, especialmente para os de idade entre 6 anos e início da adolescência que já compreendem tudo, mas ainda não desenvolveram uma maturidade para lidar com as emoções. Vi no programa MenteInovadora, uma oportunidade para oferecer um acolhimento aos alunos de uma forma inovadora”, reforça.

O MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes. Os exercícios estimulam os alunos a experimentar, em um contexto controlado, situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.

Deixe um comentário