São Sebastião completa 120 dias de combate à pandemia com balanço positivo na guerra contra o coronavírus

A Prefeitura de São Sebastião vem atuando em diversas frentes na prevenção e combate à Covid-19, desde o início da pandemia do coronavírus. O governo municipal decretou o isolamento social no dia 15 de março, antes mesmo da determinação do Governo do Estado de São Paulo, além de organizar um Comitê de Gestão de Crise (CGC) para coordenar as ações e mitigar os efeitos da doença em todo o município.

Passados 120 dias da adoção de diversas medidas, um balanço revela resultados positivos, com a implementação de rigorosas intervenções para evitar a disseminação do coronavírus na cidade. Atualmente, centenas de servidores estão mobilizados em um trabalho integrado, com uma equipe multidisciplinar que envolve áreas como saúde, segurança e social, que desempenham atividades essenciais.

As ações abrangem aquisição de insumos e equipamentos hospitalares, treinamento de equipes médicas, ampliação da capacidade de leitos para atendimento de baixa, média e alta complexidade, adequação de unidades de saúde exclusivas para tratamento de síndromes respiratórias, realização de testes rápidos em larga escalada, adoção de protocolo clínico para administração da cloroquina, implementação de planejamento para a reabertura gradual da economia, ações de desinfecção nos bairros, entre outras medidas.

O sucesso das intervenções pode ser visto no número de pessoas recuperadas da doença, que chega a 487 (68%) do total de 716 casos confirmados atualmente, com índice acima da média nacional de 59,9%, segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde, no último dia 10 de julho. Ao mesmo tempo, a cidade identificou resultados positivos com relação a taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos), de 1,39% em São Sebastião, para a média de 3,8% no país, de acordo com o último balanço do Ministério.

Entres as principais estratégias preventivas, destaca-se ainda a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 em diversas regiões e segmentos, com 10.672 exames já realizados, cobertura de 12% do total da população. A ação iniciada em abril, também superou a média nacional, com 119,9 testes para cada mil habitantes, quando no Brasil são 13,7 para a mesma proporção.

A sequência de medidas engloba ações de comportamento, tais como, orientações sobre uso de máscaras, realização bloqueios sanitários e blitz educativas para inibir aglomerações nas praias e locais públicos, massificação de informações acerca da Covid-19. Todas essas medidas possibilitaram, diante de estudos e análises técnicas, o início do Plano de Reabertura Gradual da Economia, para retomada parcial de setores do comércio e serviços do município.

Isolamento Social

 São Sebastião é líder em isolamento social, com a maior taxa de adesão do estado de São Paulo, alcançando média de 57,7% no mês de julho, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de SP, sendo este o melhor índice de desempenho entre os 104 municípios avaliados com mais de 70 mil habitantes.

Nos primeiros 45 dias de medição, aliás, o isolamento social no município superou o índice de 70% preconizado como ideal pela OMS – Organização Mundial de Saúde em 16 oportunidades, com destaque para o dia 4 de abril com a marca de 75%. Nas demais medições, na maioria dos dias, o índice superou os 65% e raramente caia abaixo dos 60%, nos primeiros dos meses de medição do ranking.

Os números completos e atualizados sobre os casos de Covid-19 em São Sebastião podem ser acessados no portal www.covid19saosebastiao.com.br.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!