Setembro Amarelo: São Sebastião promove encontro virtual no combate ao suicídio

Há seis anos, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a campanha Setembro Amarelo® em todo o Brasil, que visa a conscientização e a prevenção do suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos no mundo. As estatísticas são mais alarmantes quanto às tentativas contra a própria vida: uma ocorrência a cada três segundos.

Todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil, sendo notificados cada vez mais casos entre os jovens. Estima-se que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, seguido de depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Treinar profissionais de saúde para identificar e encaminhar corretamente episódios de doenças que possam desencadear o suicídio é vital para salvar vidas de pessoas que estão precisando de amparo psicológico.

Diante desse quadro, a Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião aderiu à campanha e, para aprimorar a assistência à população, promoveu um encontro virtual com alunos de enfermagem da Faculdade de São Sebastião (FASS) para esclarecimentos sobre o Setembro Amarelo.

Cerca de 80 alunos e professores participaram de um bate-papo online, no qual contribuíram com suas experiências Ana Paula Dainese, enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial, Carla Brasil de Oliveira, diretora de políticas públicas em saúde, e Geraldo Donizete Santos do Nascimento, coordenador do posto Centro de Valorização da Vida (CVV) de São Sebastião.

De acordo com os participantes, o encontro foi fundamental para desmitificar o suicídio, compreender e identificar casos potenciais e ter conhecimento para direcionar para tratamentos e instrução da população.

A Secretaria de Saúde acredita que, ao capacitar novos profissionais, está contribuindo para uma melhora no sistema de saúde do município e salvaguardando a vida dos seus cidadãos.

Deixe uma resposta