Tenista caraguatatubense Igor Marcondes decide se afastar das competições internacionais

O tenista caraguatatubense Igor Marcondes, de 24 anos, 276º do ranking da ATP(Associação de Tenistas Profissionais) publicou em suas redes sociais nesta quinta-feira (03/2), que após receber um comunicado oficial da ITF (Federação Internacional de Ténis ) de que supostamente teria violado o programa antidopagem, decidiu se afastar das competições internacionais para se dedicar a defesa perante a ITF.

Igor Marcondes disse ainda que decidiu procurar ajuda profissional e se afastar do circuito internacional para poder se dedicar a melhor defesa perante a ITF. Ele finalizou a postagem agradecendo o apoio que tem recebido e informando que se dedicará ao máximo para voltar o mais rápido possível as competições. Ele adiantou ao Noticias das Praias que não concederá entrevistas sobre o assunto por enquanto.

A Federação Internacional de Ténis é a entidade que governa o ténis mundial, sendo composta de 202 associações nacionais de ténis. Ela foi fundada como International Lawn Tennis Federation em 1913, na França. A ITF já puniu Igor por nove meses em 2018. Confira o comunicado postado pelo tenista:

Venho informar que após o ATP Challenger de Blumenau no início de janeiro passado recebi um comunicado oficial da ITF referindo que havia cometido uma potencial violação ao Programa Antidopagem, por problemas decorrentes da minha localização em 3 (três) situações no ano de 2021.
Por se tratar de um assunto delicado e importante, decidi procurar ajuda profissional e me afastar temporariamente do circuito internacional para me dedicar à defesa da melhor maneira possível perante à ITF.
Finalizando agradecendo o apoio recebido e informo que me dedicarei ao máximo para voltar o mais breve possível.

Em setembro de 2018, o tenista caraguatatubense foi punido após ser pego no exame antidoping em março daquele ano. A ITF (Federação Internacional de Tênis) puniu o tenista com nove meses sem jogar, contabilizados a partir de 8 de março de 2018, data da análise de sua urina, na qual foi encontrado a substância diurética hidroclorotiazida, proibida pela WADA, a Agência Mundial AntiDoping.

Após uma série de exames nos suplementos, realizados em um laboratório localizado em Montreal, no Canadá, ficou provado a presença da substância, bem como o fato da receita utilizada pela farmácia não respeitar nem mesmo a composição prescrita pelo médico de Igor. Por conta deste erro, Marcondes entrou com uma ação na justiça contra a farmácia.

Nova suspeita

A nova suspeita de doping chega num momento em que o tenista vive a sua melhor fase. O tenista conquistou recentemente dos torneios challengers de Florianópolis, em dezembro e de Blumenau, em janeiro, ocupa atualmente a  276º colocação no ranking da ATP(Associação de Tenistas Profissionais) e é o quinto melhor tenista brasileiro na atualidade.

O tenista caraguatatubense cresceu assustadoramente nos últimos dozes meses. Ele é treinado por Franco Ferreiro na ADK Tennis, um centro de treinamento de tênis situado em Itajaí(SC), focado na formação e desenvolvimento de jovens tenistas voltados a competição e alto rendimento dentro da modalidade.

Até o começo do ano passado, Igor era o 827 do mundo e até o começo de dezembro estava fora dos 500 melhores da ATP. Hoje, conforme lista atualizada perla ATP, Marcondes ocupa a 276ª posição no ranking mundial. Em um ano, Igor avançou 540 posições no ranking (no início de 2021 ele ocupava 827ª posição).

Fonte: Noticias das Praias 

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!