Ubatuba terá reforço de 62 Guarda-Vidas temporários na temporada de verão

Após processo seletivo e capacitação, corporação está preparada para atuar nas praias durante o verão. 

Autoridades, instrutores e familiares estiveram presentes no auditório da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves na última quarta-feira, 23, para prestigiar a entrega de certificado dos 62 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) que estão, a partir da data, capacitados para atuar nas praias durante a temporada de verão 2019/2020.

Além das 40 contratações do município, os demais são provenientes de processo seletivo para contratação de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Após a execução dos hinos nacional e de Ubatuba, os três participantes que obtiveram as maiores notas durante o curso foram homenageados: Carlos Eduardo Santos, Lucas Araújo e Gabriel Nogueira.

Após a entrega do certificado dos participantes, o orador da turma, Gustavo Rocha Leão, abordou em seu discurso sobre ser uma espécie de “herói”, enalteceu características da turma, como disciplina, lealdade e trabalho em equipe e agradeceu ao prefeito Délcio Sato (PSD) por “valorizar com sabedoria a importância do GVT para a cidade”.

O vereador Rochinha do Basquete parabenizou a todos e expressou sua admiração pelos formandos. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Carlos Peixoto Júnior, enalteceu o trabalho do comandante e dos instrutores do curso, salientando a importância de cada um. “O sucesso de vocês é o sucesso do comando”.

O secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Júnior, também reforçou a importância do GVT na cidade e que, por isso, a administração fez questão de aumentar o número de vagas desde o último ano – passando de 30 para 40 contratações.

Franco ainda falou sobre o investimento da gestão no Corpo de Bombeiros, comentando sobre a reforma executada no Posto de Bombeiros do Pereque-Açu. Ressaltou a previsão da reforma do posto da Praia Grande (em parceria público/privada), futuras instalações nas Toninhas e Maranduba, e a aquisição de uma moto aquática que deve chegar ainda para esta temporada. “Uma cidade sem segurança não tem Turismo”, afirmou.

O prefeito Sato destacou que o setor GVT também faz parte da segurança pública, num geral, e parabenizou os formandos, enfatizando que “o treinamento e a atuação nesses dois anos e meio em que estou à frente da administração foram exemplares, atuando com muita dedicação e obtendo resultados positivos para Ubatuba. Muito me alegra oferecermos mais segurança para atender não só aqueles que nos visitam, mas também, os moradores”.

Finalizando a cerimônia, o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar), tenente Danilo Pisaneschi, agradeceu a presença dos familiares e disse que a atuação implica um “trabalho duro e uma responsabilidade altíssima, porém, a satisfação de tirar alguém da água não tem preço.”

Pisaneschi ainda retomou a reflexão do orador da turma sobre o termo “herói”. “No momento em que assinamos o termo, já temos algo diferente – quem se coloca em um lugar de perigo para salvar alguém não é uma pessoa normal, é um herói, sim”, concluiu.

Deixe uma resposta