Candidatos à Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba completam um mês de capacitação

Os candidatos à GCM de Caraguatatuba, também denominados alunos-guarda, completam um mês de capacitação nesta quinta-feira (4) e avançam nas aulas teóricas e de sobrevivência policial.

A fase em que os alunos estão é focada no Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física.

Os candidatos participam de aulas conceituais de legislação relacionada à Segurança Pública, instruções teóricas de manuseio de arma de fogo com segurança, defesa pessoal, condicionamento físico e atendimentos de ocorrência em apoio aos órgãos assistenciais municipais.

Alunos-guarda de Caraguatatuba estão sentados em carteiras. O candidato em foco está usando máscara preta e escreve algo em seu caderno (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Algumas aulas práticas serão iniciadas a partir da segunda quinzena de agosto, cujos alunos terão instruções de Controle de Distúrbio Civil, Abordagem Humanizada à tentativa de suicídio com a Polícia Militar, Primeiros Socorros e Combate a Incêndio com o Corpo de Bombeiros, Gerenciamento de Crise com a Polícia Civil, técnicas de abordagem policial a pessoas e veículos conforme Procedimento Operacional Padrão.

A grade de ensino também prevê técnicas de imobilização pessoal, uso de algemas e uso de escudo com o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de Taubaté, assim como aulas de Tiro Noturno e Preservação de Local de Crime.

Já a parte mais aguardada do curso, as aulas de tiro, estão prevista para a primeira quinzena de setembro. O processo todo de formação terá 640 horas e deverá ser concluído em novembro deste ano.

O curso é realizado de segunda a sexta-feira no Centro Formação do Educador (Cefe)  Profª Leny Bevilacqua, que fica em São José dos Campos. A Prefeitura segue dando todo o suporte com relação ao transporte dos candidatos, além das palestras e acompanhamento do superintendente, corregedor e demais diretores que formam a GCM em Caraguatatuba.

Deixe um comentário