Caraguatatuba realiza Campanha de Combate às Hepatites Virais

Até dia  25/07, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde, realiza testes rápidos para hepatites virais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O trabalho é feito em parceria com o Rotary Club Poiares de Caraguatatuba.

Na segunda-feira (22), o trabalho foi iniciado na UBS Perequê-Mirim I e realizou mais de 70 testes, sem detectar nenhum caso positivo. Nesta terça-feira (23), foi a vez da UBS Adhemir Reis, também no Perequê-Mirim, que recebe a equipe da Uami no local, das 9h às 15.

Na quarta-feira (24), será a vez da UBS Jetuba, das 9h às 15h. Na quinta-feira (25), os testes serão realizados na UBS Morro do Algodão, das 13h às 15h.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2 bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com o vírus da hepatite B, dos quais mais de 300 milhões tornaram-se pacientes crônicos, enquanto a hepatite C atinge 170 milhões. No Brasil, cerca de 2 milhões são portadores crônicos do tipo B e mais 3 milhões do tipo C.

A hepatite é uma doença viral infecciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E só se manifestam de forma aguda, e o paciente elimina o vírus do organismo depois da crise. Mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.

Deixe um comentário