Defesa Civil e SAMU realizam treinamento de Primeiros Socorros e Resgate com servidores do Turismo e Cultura

A Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta segunda-feira (22), um treinamento de Primeiros Socorros e Resgate para servidores da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Cultural e Educacional Deodato Sant’anna (Fundass), no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande). A capacitação continua nesta terça-feira (23).

O treinamento aborda as principais técnicas do primeiro atendimento a alguém acidentado enquanto equipes especializadas não chegam ao local, garantindo sua própria segurança e das possíveis vítimas.

Segundo a coordenadora do SAMU do Litoral Norte, Dilmara Oliveira Abreu, cada vez se investe mais na prevenção e no atendimento às vítimas. Porém, por mais que os profissionais do SAMU, prontos-socorros e hospitais estejam preparados para prestar um atendimento de qualidade – tanto em conhecimento quanto em recursos tecnológicos –, sempre há um tempo até a chegada do atendimento profissional.

“Nesse momento, as únicas pessoas presentes são as que estão envolvidas no acidente e as que estavam ou passaram pelo local. Nesses minutos muitas coisas podem acontecer, e uma pessoa treinada poderá ser determinante no prognóstico da vitima, por isso é muito importante que todos saibam o que deve ser feito e, principalmente, o que não se deve fazer em algumas situações de acidente”, explicou Dilmara.

Nesta terça-feira, a ação consiste em um simulado de resgate à vítima na Cachoeira da Reserv du Moulin, na qual os participantes receberão instruções de rapel. De acordo com o chefe da Defesa Civil, Wagner Barroso, justamente porque esses funcionários trabalham com crianças, idosos, em trilhas como a do Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, locais de difícil acesso que podem ocasionar demora para a chegada das equipes, é necessário dar conhecimento da primeira ação até que o resgate chegue.

Deixe um comentário