Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realiza mais de 37 mil procedimentos em três anos

Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorado no dia 28 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, com aproximadamente 37.850 procedimentos realizados.

O serviço foi criado em 2019, para garantir mais saúde e qualidade de vida à mulher com um olhar diferenciado, oferecendo acolhimento e mais atenção às pacientes.

Dentro os procedimentos estão inserção de DIU, retirada de DIU, biópsia de colo uterino, coleta de preventivo, colposcopia, cauterização química, drenagem de abscesso, cauterização de granuloma, administração de Gosserrelina, entre outros.

O espaço também oferece consultas, exames e todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica da mulher. Foram 17.870 consultas com ginecologistas; 6.873 em obstetrícia para gestantes de alto risco e, desde março deste ano, também estão sendo assistidas gestantes de baixo risco, a partir de 34 semanas.

Além disso, foram 1.408 consultas com nutricionista; 2.822 consultas com  psicóloga; 12.506 ultrassonografias; 9.293 mamografias e 6.077 exames de densitometria óssea;

Entre 2020 a 2022,  foram feitos 267 encaminhamentos para realização de vasectomia no Centro de Especialidades Médicas (CEM) Sul e 98 encaminhamentos para realização de vasectomia no AME de Caraguatatuba; 16 mulheres foram encaminhadas para laqueadura na Ilhabela e 12 mulheres encaminhadas para laqueadura em São Sebastião.

Atualmente, o Pró-Mulher conta com profissionais qualificados que atendem além dos atendimentos pertinentes à saúde da mulher, tratamento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica, planejamento familiar, consultas com especialistas, exames de imagens, farmácia, entre outros.

A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), onde mães e bebês têm um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade do Ceami. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.

Para serem atendidas no Pró-Mulher, as mulheres devem ser encaminhadas por meio de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Serviços do Pró Mulher

– Consulta ginecológica e procedimentos ginecológicos;

 Pré-Natal de Alto Risco para as gestantes que apresentam alguma complicação durante a gravidez;

– Planejamento Familiar com grupos para inserção DIU, grupos de aconselhamento para método contraceptivo cirúrgico com psicóloga e assistente social;

– Atendimento à Mulher Adolescente com acolhimento de enfermagem para um trabalho de promoção, proteção e recuperação da saúde;

– Grupos terapêuticos com atendimentos para mulheres que enfrentam determinados transtornos psíquicos;

– Exame de Ultrassonografia, incluindo Ultrassom Obstétrico e Morfológico;

– Exame de Mamografia para rastreamento do câncer de mama e se caso diagnosticada com a doença, a paciente já sai com agendamento para o setor de Oncologia;

– Exame de Densitometria Óssea, para a saúde da mulher acima dos 40 anos ou que estão na menopausa;

– Consulta nutricional, nos cuidados da mulher nas fases do ciclo menstrual, gestação, amamentação e menopausa e outros conforme indicação médica.

Serviço – Pró-Mulher: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.138, próximo ao Camaroeiro. Telefone: (12) 3897-3500.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!