Chuvas deixam 24 pessoas desabrigadas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que prossegue fazendo o acolhimento de famílias que ficaram desalojadas em decorrência das fortes chuvas.

Um total de 24 pessoas (oito crianças/ seis idosos/ 10 adultos), de cinco famílias, dos bairros Perequê Mirim e Massaguaçu estão sendo acolhidas no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), que já estava preparado desde ontem para acolher possíveis desabrigados.

Foto/ Gustavo: Avenida principal do Morro do Algodão virou um rio

Para atender estas famílias, estão no Ciapi uma equipe extra do Samu e assistentes sociais. As famílias também recebem alimentação completa e kits de higiene com toalha, lençol, sabonete, entre outros itens, fornecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. As crianças têm à disposição brinquedos e uma Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI).

Os bairros mais atingidos pelas águas são: Região Sul (Perequê-Mirim e Pegorelli); Região Central próximo a Serra; Região Norte (Casa Branca, Olaria, Jetuba e Jardim do Sol).

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) o volume de chuva acumulado em 72 horas é de 219.3 milímetros. O esperado para o mês de maio inteiro é de 106 milímetros.

Rio Juqueriquerê que corta bairro transbordou e ruas viraram rios

Vale ressaltar que há previsão de mais chuvas para hoje (aproximadamente 100mm).

Equipes da Prefeitura estão nas ruas desde ontem a noite monitorando áreas de risco e desobstruindo ruas. A Lagoa Azul foi aberta desde a madrugada para escoamento das águas na Região Norte e a regional Norte trabalha na ampliação da drenagem do rio Gracuí.

A Defesa Civil faz um alerta para todos os que estão em áreas alagáveis e regiões de encostas, para que saiam e procurem ficar em lugar seguro.

Em caso de invasão de água na casa, não é necessário acionar a Defesa Civil. Trata-se de uma anormalidade. Em casos assim, a orientação é levantar os móveis, recolher os documentos pessoais e sair da casa, buscando abrigo em casa de amigos ou parentes. A Defesa Civil está socorrendo neste momento as pessoas que não têm outra alternativa de abrigo.

Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou Bombeiros pelo 193.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!