Defesa Civil de SP promove hoje em Ubatuba Curso Operação Chuvas de Verão

Curso começa às 9h no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

A Defesa Civil do Estado de São Paulo promove nesta sexta-feira, 19, em Ubatuba o curso “Operação Chuvas de Verão”. A capacitação visa treinar os agentes da Defesa Civil dos municípios de todas as regiões paulistas para atuarem preventivamente frente aos problemas típicos do verão.

O curso reúne representantes dos 39 municípios da RM Vale, que compreende Vale do Paraíba e Litoral Norte. O coordenador da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Wander Vieira, comentou que a escolha de Ubatuba para sede da oficina em 2021 foi proposital.

“Primeiro, pelo registro de ocorrências de porte no início do ano, inclusive contando com suporte da Defesa Civil do Estado e, em segundo lugar, pela parceria da prefeita com o órgão, colaborando e enfrentando as mitigações de risco. Nada mais justo prestigiá-la e agradecê-la nessa recepção”, afirmou Vieira.

Formação

A oficina vai acontecer em dois momentos. O primeiro deles, que é a parte teórica, vai das 9h às 12h no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto (Praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro). Já a sequência é a parte prática, em campo, a partir das 14 horas.

Durante a formação, será possível treinar as equipes e deixá-las preparadas para ocasiões de corte de árvores e retirada de pessoas de locais alagados, oferecendo instruções sobre como conduzir uma balsa inflável e como utilizar uma motosserra, por exemplo.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a parte prática vai viabilizar o reconhecimento de algum ponto crítico da cidade para estimular nos agentes municipais a visão de prevenção de acidentes e antecipação dos problemas, fornecendo conhecimento às equipes para que elas possam se preparar cada vez melhor para o atendimento às emergências.

Deixe um comentário