Ilhabela realiza abertura da “Temporada de Baleias e Golfinhos”

Fotos: Júlio Cardoso / Projeto Baleia a Vista

A Prefeitura de Ilhabela realiza nesta quarta-feira (19), a partir das 18h30 a abertura da “Temporada de Baleias e Golfinhos”, que será transmitida pelo zoom e tem como parceiros o Projeto Baleia à Vista e o Viva Instituto Verde Azul. O evento segue até o dia 9 de junho com ações presenciais e online.

A abertura da Temporada de Baleias e Golfinhos agrega um conjunto de atividades voltadas ao trade de turismo, moradores e aos turistas, no intuito de estruturar o Turismo de Observação de Cetáceos, para que esta atividade seja trabalhada de forma sustentável.

A programação inclui webinar voltado para marinas, marinheiros e proprietários de embarcações; capacitação para professores da rede pública de ensino; capacitação para o trade de turismo voltada a meios de hospedagem, agências de receptivo, guias e monitores de turismo, jipeiros; além de exposição fotográfica e do lançamento do Guia Baleias e Golfinhos de Ilhabela.

O Prefeito Toninho Colucci destaca que Ilhabela é conhecida por suas praias paradisíacas, exuberância da Mata Atlântica e belas cachoeiras. Recentemente, a atenção de visitantes e moradores tem se voltado para a costeira e para o mar aberto em busca de borrifos, saltos e acrobacias feitas por baleias e golfinhos.

“É hora de estruturar este segmento de turismo, conforme estava previsto em nosso Plano de Governo, capitalizando de forma responsável este presente que a natureza nos deu, ao mesmo tempo em que promovemos a geração de emprego e renda para nossa população”.

Com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, Ilhabela abriga 11 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano.

A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto.

Historicamente, Ilhabela tem grande ligação com as jubartes, uma vez que entre os séculos XVIII e XIX a caça destas baleias foi muito praticada localmente, tendo a Praia da Armação um lugar de referência desta atividade. Outros locais como o bairro do Borrifos (referência aos borrifos das jubartes) e o Saco do Gibalte (como antigos caiçaras se referiam a estas baleias), próximo ao Bonete, evidenciam a frequente presença desta espécie ao longo de centenas de anos na região.

Outra que marca presença constante em Ilhabela é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente. Além das baleias, os golfinhos dão um show no mar, o arquipélago é privilegiado pela presença de sete espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradores ilustres, embora difícil de serem avistadas, podem ser consideradas residentes locais. Já as orcas nos visitam esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, fez um convite especial para o evento. “O mar de Ilhabela é repleto de vida, há muito para se ver e ouvir: suas águas cristalinas já foram cenário de dezenas de naufrágios que hoje são aproveitados para a prática de mergulho, também guarda fascinantes histórias de aventuras de piratas e corsários e revela paisagens encantadoras em seu encontro com costões rochosos e a Mata Atlântica, bioma este preservado em 84% do arquipélago pelo Parque Estadual de Ilhabela. Venha para a ilha, reserve seu passeio e descubra que navegar pelo arquipélago e desfrutar de toda esta beleza é uma experiência inesquecível”.

 Programação:

Dia 19/05 às 18h30: Webinar Baleias e Golfinhos de Ilhabela (marinas, marinheiros e proprietários de embarcações);

Local: Zoom: https://us02web.zoom.us/j/88408568604

Dia 20/05 às 9h e às 14h30: Baleias e Golfinhos em Ilhabela (capacitação para diretores e diretoras da rede pública de ensino);

Local: Evento fechado

Dia 31/05 às 19h: Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos – Visão geral (trade turístico);

Dia 02/06: Abertura da exposição fotográfica Baleias e Golfinhos de Ilhabela;

Dia 02/06: Lançamento do guia Baleias e Golfinhos de Ilhabela;

Dias 07/06 a 09/06: Trabalhando o Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos (agências de receptivo, guias e monitores de turismo);

Deixe um comentário