Prefeitura de Caraguatatuba debate criação de Plano de Contingência para alta temporada

Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba, Sabesp, Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar, Rodoviária e Ambiental se reuniram para iniciar a elaboração do Plano de Contingência “Operação Verão”, com o objetivo de minimizar e conter os possíveis impactos de eventos inesperados e danosos, como desastres naturais, acidentes automobilísticos e distúrbios de ordem pública de grandes proporções. O encontro foi realizado nessa semana na Secretaria de Educação, no Indaiá.

Coordenado pela Secretaria de Urbanismo, o Plano de Contingência prevê uma força-tarefa com a participação de vários setores da Prefeitura Municipal, concessionárias de serviços públicos e forças de segurança pública para agir rapidamente em conjunto nessas situações inesperadas, com o intuito de mitigar e minimizar os riscos que essas ocorrências impõem a comunidade.  A partir da criação desse grupo de trabalho intersetorial, será elaborado o Plano de Contingência “Operação Verão” e apresentado nas próximas reuniões da equipe.

Foto/divulgação

De acordo com o secretário de Urbanismo Wilber Schmidt Cardozo, além do aumento da população da cidade em decorrência das férias, o verão 2020-2021 coincide com a pandemia da Covid-19. “Entendemos que seja fundamental a soma esforços entre vários setores públicos municipais e estaduais na criação de uma força-tarefa. Com a formação desse grupo, queremos dar uma resposta rápida a qualquer problema de grande proporção que venha acontecer no município”, reforçou.

O prefeito Aguilar Junior disse que o número de pessoas circulando em Caraguatatuba sobe em até cinco vezes nesse período. “Não temos estrutura para atender essa quantidade de gente. Precisamos continuar dividindo responsabilidades no cuidado com a vida das pessoas, sem esquecer à importância da atividade econômica na alta temporada”, avalia.

Deixe uma resposta