Profissionais da Saúde de São Sebastião participam de capacitação sobre doença pulmonar

Os profissionais da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, participaram de uma formação promovida pela Direção Regional de Saúde, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), na última terça-feira (2). O conteúdo tratou da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que está diretamente ligada à fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos à saúde.

A capacitação foi ministrada pelo médico pneumologista e auditor da Direção Regional de Saúde de Taubaté, Dr. Benedicto Ruivo Junior, tendo a participação de 21 médicos atuantes em diferentes áreas do município.

Segundo o Benedicto Ruivo, o encontro abordou a importância da realização adequada e rápida do diagnóstico, para que menos pacientes cheguem ao estágio mais grave da doença, que mata 3 milhões de pessoas por ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos grandes problemas da DPOC é que nem sempre ela é diagnosticada, e os fumantes ou as pessoas expostas à fumaça não procuram o médico por estarem tossindo ou apresentarem dificuldades respiratórias.

A doença pulmonar obstrutiva crônica é grave e necessita de tratamento adequado.

Deixe uma resposta