Saúde prepara mutirões contra a dengue em diversos bairros da cidade

Para conter o avanço de casos de dengue em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, programou diversos mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Chikungunya, Zika e febre amarela. As ações preventivas serão realizadas aos sábados, com início logo após as festividades de carnaval.

O primeiro mutirão está agendado para o dia 17 de fevereiro, a partir das 8h, nos bairros Estufa I, Estufa II e Sesmaria. Os organizadores ressaltam que as datas poderão sofrer alterações conforme as condições climáticas do dia programado.

“O objetivo dos mutirões este ano será fiscalizar as residências, terrenos, obras e comércios para eliminar os possíveis criadouros do mosquito. Pedimos a colaboração da população para evitar recipientes que possam acumular água e manter a casa livre do Aedes aegypti”, solicitou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.

Para agilizar o trabalho dos agentes que participarão dos mutirões, a população deve verificar seus imóveis previamente, para que tudo esteja organizado antes da ação e, assim, mais casas possam ser fiscalizadas.

“Faremos a identificação dos locais com focos do mosquito Aedes aegypti, acompanharemos a situação e os proprietários podem ser notificados e até mesmo multados caso os problemas não sejam sanados de forma correta”, explicou Dantas.

Programação dos mutirões:

Dia 17/02: Estufa I, Estufa ll e Sesmaria

Dia 24/02: Centro e Barra Seca

Dia 2/03: Perequê-Açu

Dia 9/03: Ipiranguinha

Dia 16/03: Rio Escuro

Dia 23/03: Sumidouro, Pedreira e Taquaral

Dia 30/03: Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Figueira, Horto, Sitieto, Colônia de Férias e Pé da Serra

Orientações gerais para a população

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os moradores mantenham a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.

Dados da dengue

O Boletim Informativo de Arboviroses, da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, divulgado nesta segunda-feira, 5, mostram que a cidade, somente em 2024, já registrou 376 casos de dengue e 525 exames ainda aguardam resultado do laboratório.

Os boletins completos são divulgados uma vez por semana pela Viep e podem ser conferidos no link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/sms/vigilancia-em-saude/

One thought on “Saúde prepara mutirões contra a dengue em diversos bairros da cidade

Deixe um comentário