Secretaria de Esportes dá início à avaliação física de policiais militares de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com a Polícia Militar, dá início a uma avaliação do condicionamento físico dos policiais, com o objetivo de realizar diagnósticos que possam afetar o desempenho profissional.

Para David Camargo Junior, professor da SEESP, “é de suma importância detectarmos possíveis desequilíbrios para, em parceria, conseguirmos evitar qualquer tipo de afastamento vinculado”.

Essa ação serve para fortalecer a força de segurança, para melhor atender o munícipe. “Com essa parceria, iremos aprimorar o desempenho dos nossos policiais militares, a qualidade do serviço prestado e a qualidade de vida do policial. Meu muito obrigado à Prefeitura pelo apoio”, comenta Capitão Paluri, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar do município.

Entre as avaliações, estão testes que examinam a capacidade muscular, agilidade, velocidade de reação, entre outras habilidades:

– Plataforma de salto Jump Test: análise do percentual de força e do componente elástico dos músculos;

– VO2 indireto: exame que avalia a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo, por meio da relação de MET (equivalente metabólico) e de calorias consumidas;

– Banco de Wells: aparelho utilizado para testar a flexibilidade do indivíduo;

– Goniometria: técnica para obter a amplitude de movimento que as articulações do corpo podem realizar;

– Dinamometria: método que avalia a força muscular do indivíduo;

– Purdue Test: exame que verifica a coordenação motora fina;

A partir desse conjunto de testes, serão feitos diagnósticos para utilização da Polícia Militar de acordo com as suas necessidades.

As avaliações ocorrerão uma a duas vezes por semana no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, na região central do município.

Deixe uma resposta